Projetos liderados por professores da Coppe recebem Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Química / Notícias

Data: 05/12/2019

Dois projetos coordenados pelos professores da Coppe/UFRJ, Maria Alice Zarur e Breno Jacob, conquistaram o Prêmio de Inovação Tecnológica 2019, concedido da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A premiação foi entregue, no dia 28 de novembro, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Coordenado pela professora Maria Alice, do Programa de Engenharia Química da Coppe, o projeto vencedor na categoria Segurança, Meio Ambiente e Saúde consiste em um processo que possibilita à despolimerização de materiais à base de PET (politereftalato de etileno) e sua posterior reciclagem e reinserção na cadeia produtiva. Capaz de converter 96% do polímero (material plástico), em apenas 15 minutos, sem geração de resíduos tóxicos, o processo é realizado em condições brandas de temperatura e pressão, com uso de enzimas esterases.

“A grande vantagem é a possibilidade de reciclar, reprocessar e reinserir o material na cadeia produtiva. Produzir outros produtos com valor agregado, monetizando o processo. O projeto está em escala laboratorial, mas a ideia é atingir uma escala maior”, explica a professora da Coppe e da Escola de Química da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Engenharia de Sistemas Biológicos (Biose).

Financiado pela Petrobras, o projeto denominado Tecnologias verdes para a reciclagem de polímeros da indústria do petróleo: transformando resíduos em matérias-primas de valor para a cadeia produtiva é realizado de acordo os princípios de engenharia verde e economia circular.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Macromoléculas Eloisa Mano (IMA/UFRJ); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), e contou com a colaboração da professora Marta Langone, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Ferramenta já está sendo aplicada pela Petrobras

O projeto vencedor na categoria “Indústria 4.0” consiste em uma ferramenta computacional capaz de gerar automaticamente alternativas para a locação da plataforma, a arquitetura e disposição espacial dos diversos tipos de equipamentos submarinos. A ferramenta permite a maximização do valor gerado pelo sistema de produção, avaliados por critérios de engenharia e de custo.

Segundo o professor Breno Jacob, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, a ferramenta já está sendo posta em prática pela Petrobras, com sucesso. “É uma conquista de todos os envolvidos no desenvolvimento de uma inovação tecnológica que traz benefícios para o Brasil e para a ciência brasileira”, destacou o professor que coordena o Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore (Lamcso) da Coppe.

Denominado OtimRota – Ferramenta Computacional para Projeto Conceitual e Otimização de Sistemas Submarinos,  o projeto  liderado pelo professor Breno foi realizado por meio de uma parceria entre a Coppe, a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Esta é a sexta edição da premiação da ANP, que visa a reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Os projetos são desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com recursos provenientes da Cláusula de PD&I presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P).

• ANP