Coppe integra aliança que propõe limitar o aquecimento global em 1,5ºC

Planeta COPPE / Notícias

Data: 04/12/2019

A vice-diretora da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn, integra o grupo de representantes de universidades de nove países que participará da reunião da Aliança Global de Universidades sobre o Clima (GAUC, na sigla em inglês), dias 8 e 9 de dezembro, na 25º Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), em Madri. O objetivo é discutir como a tecnologia pode limitar a 1,5ºC o aquecimento global nos próximos anos. A reunião da GAUC será conduzida por Lord Nicholas Stern, diretor do Comitê Acadêmico da GAUC, presidente da British Academy e professor da London School of Economics and Political.

A UFRJ é a única instituição latino-americana a fazer parte da GAUC, atualmente liderada pela Universidade de Tsinghua (China), parceira da Coppe no Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia.

Sobre Suzana Kahn

Vice-diretora da Coppe/UFRJ e presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), Suzana Kahn foi vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), de 2008 a 2015. Secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente (2008 a 2010), e subsecretária de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (2010 a 2013), integrou em 2007 o grupo de cientistas do IPCC agraciado com o Nobel da Paz pela dedicação a estudos sobre mudanças do clima e o aquecimento global.

Coordenadora executiva do Fundo Verde da UFRJ, é membro do Conselho de Administração do Museu do Amanhã; do Conselho do Centro Empresarial de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); presidente do Conselho da BVRio, e consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É responsável pela área de transporte do Grupo de Mitigação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

• GAUC