Workshop sobre o futuro potencial da energia eólica offshore

Planeta COPPE / Engenharia Civil

Data: 25/11/2019

Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, o Laboratório Multiusuário em Modelagem Centrífuga (Lm2C), do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, promove o workshop “Fundação de Torres Eólicas Offshore”. O evento começa, às 8h30, no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

O objetivo é apresentar e discutir técnicas de modelagens física e numérica de fundações na construção de Torres Eólicas Offshore, bem como as técnicas construtivas usadas em um contexto do futuro potencial da energia eólica offshore. Os interessados devem acessar o site http://lm2c.coc.ufrj.br/contato/ e informar a instituição a que pertence e o nome. Confira a programação:

Sessão 1 – 8h30

Presidente: professor titular da Coppe, Francisco Lopes, PhD Universidade de Londres.

Physical modeling of found and anchoring of Marine Renewable Energy (MRE) systems

Dr. Luc Thorei, PhD École des Plants ParisTech, diretor do laboratório de modelagem centrífuga do IFSSTTAR.

-Visão Geral e potencial eólico Offshore

Dra. Helena Portugal Motta, DSc Coppe, analista de pesquisa energética da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

– Caracterização dinâmica e estática de areias quatzosa e carbonatada

Professor titular da Coppe, Márcio Almeida, coordenador do Lm2C.

Sessão 2 – 10h30

Presidente: professor Jarbas Milittsky, PhD, Universidade de Surrey, professor titular da UFRGS.

– Modelagem física de monopiles em areias quatzosa e carbonatada

Professora associada Maria Cascão, DSc Coppe, coordenadora do programa de projeto de estruturas PPE da Escola Politécnica da UFRJ.

– Desafios tecnológicos de estruturas eólicas offshores fixas e flutuantes

Professor titular da Coppe, Gilberto Ellwanger.

– Comparação de respostas cíclicas e dinâmicas de monopile e gravity base foundation para torres eólicas offshore

Professor associado da Escola Politécnica da UFRJ, Massao Futai, DSc da Coppe.

Discussões 11h50 – 12h10
Momento da Indústria – 12h10
Presidente: engenheiro Acácio Wey, engenheiro chefe do porto Asa Branca
Engenheiro Juan Altstadt, geólogo da Universidade de São Paulo e diretor da Herrenknecht Brasil Offshore Foundation Drilling – OFD.