Alunas da Coppe conquistam Prêmio Casa Firjan

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 14/11/2019

As alunas do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, Amanda Xavier Pedrosa e Cristine Carvalho, conquistaram o Prêmio Casa Firjan, que contemplou as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado voltadas para tema: O futuro do trabalho e a reinvenção das empresas. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, dia 8 de novembro.  A cerimônia de premiação será no próximo dia 22 de novembro, às 10 horas, na Casa Firjan, na rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro.

Amanda Xavier Pedrosa conquistou o primeiro lugar, na categoria A Reinvenção das Empresas, pela tese “Proposta de um modelo de maturidade para avaliação das práticas de eco-inovação nas organizações: eco-mi”. A tese foi defendida, em 2017, no Programada de Engenharia de Produção da Coppe, sob a orientação do professor Ricardo Manfredi Naveiro.

Cristine Carvalho conquistou o segundo lugar, na categoria Futuro do Trabalho, pela dissertação de mestrado “Modelo de Negócio Virtual e Operação Real. Estudo de Caso da empresa Uber Technologies Inc no Rio de Janeiro”. A dissertação foi defendida, em 2017, no Programa de Engenharia de Produção da Coppe, sob a orientação do professor Roberto Bartholo.

O Prêmio Casa Firjan é concedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) às dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação de instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro, nos últimos três anos. Os vencedores, pesquisadores e seus respectivos orientadores, receberam entre R$ 2 mil e R$ 20 mil. O objetivo do concurso é promover o debate e a construção de propostas no caminho de desenvolvimento e da transformação para o futuro das empresas.

Sobre a premiação

Amanda, premiada pela tese “Proposta de um modelo de maturidade para avaliação das práticas de eco-inovação nas organizações: eco-mi”

O tema O Futuro do trabalho contempla pesquisas sobre mudanças estruturais e novas concepções do emprego e do trabalho, desenvolvimento de estratégias dentro ou fora de empresas, políticas públicas, investigações sobre habilidades e competências, e propostas ligadas à educação para o trabalho que possam contribuir para o entendimento e avanço da questão.

“Vamos priorizar pesquisas relacionadas a cenários futuros do emprego e trabalho em detrimento de estudos que abordem uma visão atual ou do passado sobre essa temática”, explica Julia Zardo, que está à frente do programa “Pensamento” da Casa Firjan.

Já a categoria A reinvenção das empresas: estratégias de inovação abrange pesquisas que apresentem abordagens e contribuições relevantes sobre o desafio constante de inovação e reinvenção das empresas e sobre como as empresas e as organizações podem se preparar, em termos estratégicos, para um futuro de transformações cada vez mais rápidas.

Cristine, premiada pela dissertação “Modelo de Negócio Virtual e Operação Real. Estudo de Caso da empresa Uber Technologies Inc no Rio de Janeiro”

“A ideia é conhecer pesquisas referentes às práticas inovadoras que vêm sendo realizadas em empresas internacionais e brasileiras e que poderiam ser adaptadas à realidade do nosso estado. O objetivo é compreender os processos de transformação das empresas no contexto da nova economia com trabalhos acadêmicos que possam  contemplar elementos relacionados ao ambiente, às redes de parceiros e às cadeias nas quais as empresas estão envolvidas”, explica Zardo.

O objetivo do concurso é a geração de debate e a construção de propostas no caminho de desenvolvimento e da transformação para o futuro. O prêmio integra o programa “Pensamento”, que provoca o diálogo e a troca com diferentes públicos e ecossistemas sobre os principais temas da Casa Firjan:  o futuro do trabalho, a reinvenção das empresas e o novo papel da representação empresarial.