Alunos da Coppe são premiados por melhor dissertação na área de Transportes

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias

Data: 13/09/2019

Pedro Dias, ao centro, recebe a premiação junto com seu orientador, professor Rômulo Orrico, a direita

Os alunos Pedro Dias Geaquinto e Verônica Ghisolfi, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, conquistaram o Prêmio Cátedra Abertis-USP de Pesquisa em Gestão de Infraestruturas de Transportes, na categoria Melhor Dissertação de Mestrado de 2018. A cerimônia de premiação foi realizada dia 11 de setembro, na sede da Arteris, em São Paulo.

Pedro dias foi contemplado pela dissertação “Efeitos relacionais no planejamento integrado de transportes”, sob a orientação do professor Rômulo Orrico Filho, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe, e pelo Professor Guilherme de Castro Leiva, do Departamento de Engenharia de Transportes do Cefet-MG.

Verônica Ghisolfi, ao centro, recebe a premiação junto com seu orientador, professor Glaydston

Verônica Ghisolfi foi premiada pela dissertação “Dinâmica de sistemas para avaliação de impactos do excesso de peso no transporte rodoviário de cargas”, sob a orientação do professor Glaydston Mattos Ribeiro, também do PET da Coppe.

Pedro e Verônica também estão concorrendo à premiação internacional da Cátedra Fundação Abertis.

Sobre a premiação

A Cátedra Abertis pertence ao Grupo Arteris de Concessões de Rodovias. Trata-se de uma iniciativa da Fundacion Abertis da Espanha que apoia trabalhos acadêmicos relacionados à área de Transportes.

Em sua quarta edição,  a Cátedra Abertis existe em cinco países (Espanha, França, Chile, Porto Rico e Brasil), e possui seis diretores: Universidade Politécnica da Cataluna; IFSSTAR- com Ecole des Ponts et Chaussées na França; Universidade de Porto Rico; Pontificia Universidade Católica do Chile, em Santiago; Escola Politecnica da Universidade de São Paulo e um na Universidade Politecnica de Madrid.

No Brasil, podem concorrer à premiação mestres e doutores na área de transportes que tenham concluído suas dissertações e teses em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.  Além da categoria na qual Pedro e Verônica foram premiados, a Cátedra contempla ainda outras duas categorias: Melhor Tese de Doutorado e Melhor Tese ou Dissertação em Segurança de Transportes.