Coppe sedia seminário e lança centro de treinamento para reciclagem de resíduos eletroeletrônicos
Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 04/09/2019
A Coppe/UFRJ sediará, amanhã, dia 5 de setembro, o seminário Conectando novos caminhos para REEE, que reunirá os principais atores do mercado de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos para debater os avanços e casos bem-sucedidos de reciclagem e gestão de resíduos eletroeletrônicos. Anualmente 43 milhões de toneladas desse tipo de resíduo são descartados no planeta. Desse total, 3,9 milhões (9%) são produzidos na América Latina.
Aberto ao público, o seminário, que começa às 8h30, será realizado no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia. Entre os palestrantes, estarão o professor Stefan Salhofer, da Boku University (Áustria), e Tião Santos, que liderou a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG).
A mesa de abertura contará com a presença do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, do decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Suemitsu; e da coordenadora técnica do LaWEEEda na UFRJ, professora Elen Beatriz Pacheco, do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da UFRJ. No decorrer do evento, também será apresentada a evolução do projeto no Brasil e na Nicarágua.
Como parte do evento, às 13 horas, será inaugurado o Centro de Treinamento LaWEEEda da UFRJ, que tem como missão capacitar pessoas para a desmontagem, reparo e gestão de resíduos de equipamento eletroeletrônicos, além de desenvolver pesquisas relevantes para o setor.
O seminário é promovido pela equipe do LaWEEEda-UFRJ, uma parceria entre Coppe, Instituto de Macromoléculas (IMA) e Escola Politécnica – que integra a Rede Latino Americana e Europeia para Desenvolvimento, Pesquisas e Análise em Resíduos de Equipamentos Eletrônicos.
Financiado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, a rede LaWEEEda foi lançada em outubro de 2016 e integra universidades de cinco países: Áustria, Alemanha, Brasil, Reino Unido e Nicarágua. Também conta com a participação de organizações brasileiras e Nicaraguenses que atuam diretamente no mercado de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. O objetivo da rede é lidar com o crescente fluxo de resíduos eletroeletrônicos na América Latina e ampliar o desenvolvimento da gestão desses resíduos, gerando oportunidades de negócios, a partir da reutilização e reciclagem de componentes.
Segundo a pesquisadora Claudia Khair, do LaWEEEda-UFRJ, o projeto trabalha com base no conceito da Economia Circular, no qual componentes de um produto descartado podem ser inseridos na produção de outros produtos. “É uma boa prática sustentável e econômica, que possibilita substituir parte de matéria virgem na produção de produtos, reduzindo a exploração de recursos naturais. Além disso, gera renda com o aproveitamento de insumos que seriam descartados como lixo, provocando impactos ambientais.”
O projeto também contempla o uso de técnicas que possibilitam prolongar a vida útil dos equipamentos, tais como capacitação em reparo e manutenção. Uma das principais missões do LaWEEEda é capacitar pessoas para a gestão dos resíduos eletroeletrônicos (REEE), de forma que o material retorne ao setor produtivo em maior volume e com melhor qualidade.
Confira a programação do seminário
08:30 – Credenciamento
09:00 – Mesa de Abertura
Prof. Romildo Toledo (Diretor da Coppe – UFRJ)
Prof. Walter Issamu Suemitsu (Decano do Centro de Tecnologia – UFRJ)
Prof. Elen Pacheco (Coordenadora do Projeto LaWEEEda – UFRJ)
09:30 – Palestras: “A Evolução do Projeto LAWEEEda”
– Presentation of results and impacts of the LaWEEEda project
Prof. Stefan Salhofer (BOKU University – Austria)
– The LaWEEEda Training Centers of Brazil and Nicarágua
Claudia Khair (Pesquisadora no LaWEEEda – UFRJ)
10:15 – Coffee-break
10:45 – Painel: “REEE no Brasil: Cenário Atual, Desafios e Oportunidades”
Moderadora: Lucia Xavier (CETEM)
– O Papel das Universidades Brasileiras no Ciclo de Vida dos Resíduos Eletroeletrônicos”
Prof. Ricardo Gabbay (UNESP)
– Lixo ou Desperdício?
Sebastião dos Santos (ACAMJG)
– Logística Reversa de Eletrônicos no Estado do Rio de Janeiro
Mona Rotolo Mançano (INEA/SEAS)
– A Logística Reversa de Eletrônicos na Prática: Resultados e Desafios Rumo ao Acordo Setorial
Gustavo Acra (Green Eletron)
– O papel das catadoras e dos catadores na PNRS – Enfoque no setor de REEE
Dr. Claudio dos Santos – Defensor Publico Federal –(Coord. GT Nacional de Catadores da Defensoria Pública)
13:00 – Cerimônia de Inauguração do Centro de Treinamento LaWEEEda no Galpão do IMA/UFRJ
14:00 – Encerramento do evento