Professor Márcio Almeida lança livro sobre melhoria de solos moles

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 03/12/2018

O professor Márcio Almeida, da Coppe/UFRJ, lançou no último mês de outubro, o livro “Geosynthetic Encased Columns for Soft Soil Improvement”. O livro aborda o uso de colunas granulares encamisadas com geossintéticos para a melhoria de solos moles e posterior edificação de grandes obras sobre esses solos. Esse é o primeiro livro publicado, especificamente, sobre essa técnica, detalhando o conhecimento disponível até o momento.

Além do professor Márcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, o livro tem como coautores Mario Riccio e Iman Hosseinpour, respectivamente, professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade de Guilan (Irã), ambos ex-alunos da Coppe, e Dimiter Alexiew, engenheiro aposentado, com 20 anos de experiência na aplicação da técnica na empresa alemã Huesker.

Segundo o professor da Coppe, “até o momento não havia disponível um livro que resumisse a técnica, de A a Z. Essa publicação detalha como a coluna é instalada em solo mole, quais os mecanismos de comportamento da coluna, como se projeta um método de cálculo robusto. Traz métodos de cálculos com ábacos, que simplificam a vida do projetista, e uma massa acumulada de experiências de campo e medições que comprovam o desempenho da técnica. Além de aportar essa riqueza de dados, o livro se encerra com os modelos numéricos, modelos de elementos finitos, aplicados a casos reais”, explica Márcio.

Editado pela CRC Press, o livro pode ser adquirido no site:

Sobre o professor

Formado em Engenharia Civil pela UFRJ (1974), Márcio Almeida é doutor pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, (1984). Ingressou como docente no Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, em 1977, após a conclusão do mestrado, também na Coppe.

Professor Titular da Coppe/UFRJ desde 1997, com atuação contínua na Escola Politécnica (Poli/UFRJ), em 2015 foi convidado para fazer uma apresentação na Conférence Coulomb, em Paris, França, sobre sua trajetória de 40 anos na área de pesquisa, com ênfase no comportamento de argilas moles por meio de modelagens física, numérica e observações in situ.

Pesquisador 1A do CNPq, até o momento orientou 93 dissertações de mestrado e teses de mestrado, e publicou mais de 300 artigos em congressos e periódicos nacionais e internacionais, sendo dois artigos premiados pelas revistas Geosynthetcs International e Ground Improvement. Suas pesquisas nos últimos 18 anos têm se concentrado em modelagem física no Laboratório Multiusuário de Modelagem Centrífuga, com ênfase em aplicações offshore incluindo estudos em dutos, risers e na estabilidade de taludes submarinos.

• solos moles