Ecologia Industrial: Desafios na perspectiva da economia circular

Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 21/08/2018

As professoras Alessandra Magrini, da Coppe/UFRJ, e Lilian Bechara Elabras Veiga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), lançam no dia 30 de agosto, o livro “Ecologia Industrial: Desafios na perspectiva da economia circular”. A obra, que resgata a experiência de 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Conflitos e Gestão Ambiental (Linca) da Coppe, aponta as possíveis aplicações da Ecologia Industrial aos sistemas produtivos, visando fomentar práticas colaborativas e sustentáveis de produção e de relação com o ambiente e a sociedade. O lançamento será realizado, das 19 às 22h, na Livraria Argumento, na Rua Dias Ferreira, 417, Leblon.

As autoras apresentam avanços metodológicos e estudos de caso desenvolvidos por pesquisadores da Coppe em projetos, dissertações e teses que evidenciam a validade e a robustez das propostas geradas no Linca. Traçam ainda um panorama sobre o estado da arte de iniciativas de Ecologia Industrial em países desenvolvidos e em desenvolvimento e seus fatores de sucesso e insucesso. O objetivo é auxiliar pesquisadores e tomadores de decisão, sejam eles públicos ou privados, a avançarem na direção de uma economia circular, sustentável e colaborativa.

Segundo a professora Alessandra Magrini, o intuito foi demonstrar a potencialidade, viabilidade e urgência de que sejam empreendidas no Brasil experiências de reconfiguração e planejamento de arranjos produtivos com base nos princípios e instrumentos da Ecologia Industrial. “É necessário consolidar um novo modelo de desenvolvimento, alternativo ao atual sistema econômico linear, voltado para a promoção da sustentabilidade através do fechamento dos ciclos das cadeias produtivas, que retrate a Economia Circular”, afirma Magrini.

De acordo com o professor Luiz Pinguelli Rosa, colega de Magrini no Programa de Planejamento Energético (PPE), da Coppe, a ecologia industrial é descrita a partir de experiências internacionais, começando pela simbiose industrial de Kalundborg (Dinamarca) e os parques industriais ecológicos nos Estados Unidos. “No Brasil os estudos abordados dão destaque ao Rio de Janeiro, incluindo o zoneamento industrial de Campo Grande e a proposta de sua conversão em parque industrial ecológico, ao distrito industrial de Paracambi e à simbiose industrial a partir de uma biorefinaria proposta para o Norte Fluminense”, antecipa o professor Pinguelli, no prefácio.

“As autoras desenvolvem conceitualmente o tema de uma forma clara e concisa, acessível ao leitor, despertando interesse e consciência para pensar o futuro da Humanidade. Enfim, o livro merece ser lido revelando o esforço pioneiro da Alessandra Magrini, como professora do PPE e orientadora dedicada e eficaz, jamais abandonando os princípios éticos e de solidariedade humana que desde sempre a caracterizam”, elogia Pinguelli.

Sobre as autoras

Doutora em Administração pela Coppead/UFRJ (1992) e ENEA (Itália), Alessandra Magrini é professora do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, desde 1984. Até o momento publicou 46 artigos em periódicos, 73 trabalhos apresentados em congressos. Orientou 57 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado. Este é o seu sexto livro publicado.

Graduada em Engenharia Química pela Escola de Química (EQ/UFRJ), Alessandra concluiu seu mestrado em Planejamento Energético na Coppe/UFRJ (1984).

Doutora em Planejamento Ambiental (2007) pela Coppe/UFRJ, Lilian Bechara é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Até o momento publicou 15 artigos em periódicos, e apresentou 44 trabalhos em congressos. Este é seu primeiro livro publicado.

Graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), Lilian concluiu o mestrado em Engenharia de Produção, na Coppe/UFRJ (1999), em Gestão de Negócios, na Johns Hopkins University (2001), e pós-doutorado em Gestão de Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas, na Coppe/UFRJ (2014).

• Ecologia Industrial
  • Linca