Professor da Coppe receberá Honoris Causa de universidade francesa

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 14/05/2018

O professor Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, receberá, dia 12 de outubro, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Reims Champagne-Ardenne (URCA), na sede da Universidade, em Marne, na França. A nomeação é um reconhecimento àscontribuições do pesquisador à ciência e aos estudos de relevância que vem conduzindo ao longo de sua carreira.

Membro honorário da Sociedade Francesa de Térmica, Renato Cotta foi professor visitante de URCA por três períodos, entre 2004 e 2008. Dessa colaboração foram publicados 25 trabalhos assinados pelo professor da Coppe compesquisadores e professores do Laboratório de Termomecânica, unidade que agrega o Grupo de Pesquisa em Ciências da Engenharia (GRESPI, na sigla em francês).

Na Coppe, Renato Cotta está à frente de inúmeras pesquisas de ponta e coordenou o desenvolvimento do primeiro túnel de vento climático do Hemisfério Sul, inaugurado na Coppe em 2014, que testa componentes aeronáuticos em condições climáticas extremas de voo. Sob sua coordenação, neste túnel vem sendo testada uma técnica de revestimento para impedir o congelamento do Pitot de uma aeronave, principal causa da queda do avião da Air France, em 2009, que vitimou 228 pessoas.

Um dos mais importantes instrumentos de segurança de uma aeronave, o Pitot, que fica na parte externa do avião, é um sensor que capta informações externas do avião, como temperatura e velocidade. Para evitar que fique sujeito a congelamento devido a baixas temperaturas, pesquisadores da Coppe desenvolveram um revestimento com película hidrofóbica, que impede a “fixação” da água sobre o Pitot, eliminando assim a possibilidade de formação de gelo.

• Doutor Honoris Causa