Pilhas de combustível de óxido sólido ajudarão o homem a sobreviver em Marte
Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias
Data: 18/06/2018
A ficção vira realidade, e estamos perto de produzir oxigênio no Planeta Vermelho, como o astronauta Mark Watney, vivido por Matt Damon, fez para sobreviver no filme “Perdido em Marte”. Em dois anos, quando a NASA lançará a missão Mars 2020, o rover levará a bordo uma das tecnologias mais avançadas para a produção de oxigênio, a pilha eletrolisadora de óxido sólido (SOEC em inglês), que nada mais é do que a pilha de combustível de óxido sólido (SOFC) operada em modo reverso.
Um dos maiores especialistas do mundo em pilhas de combustível, o vietnamita Nguyen Minh, do Centro de Pesquisas de Energia da Universidade da Califórnia em San Diego, apresentou, dia 18 de junho, na Conferência Mundial para Energia do Hidrogênio (WHEC 2018), que se realiza no Rio de Janeiro, as vantagens desta tecnologia.
Ele explicou como, no futuro próximo, será possível levar o homem à Marte, uma vez que a atmosfera em Marte contém 95% de dióxido de carbono
— Quando a SOEC é combinada com energia solar, separa o dióxido de carbono para produzir oxigênio, que então pode ser usado como suporte de vida e lançamento de foguetes, para trazer humanos ou amostras de volta para a Terra.
A tecnologia da pilha de combustível de óxido sólido pode ter um papel importante nos sistemas energéticos e é bastante atraente para o futuro. A SOFC pode ser produzida em uma ampla gama de níveis de energia, de dispositivos muito pequenos (watt dimensionado) a usinas de energia muito grandes (multi megawatts).
— A tecnologia é, portanto, adequada para um amplo espectro de aplicações de geração de energia em setores de mercado. Como energia portátil, em carregadores de bateria, geradores portáteis. Como energia para transporte, em extensores de alcance para veículos elétricos, unidades de energia auxiliares para caminhões e aeronaves. E como energia estacionária, por exemplo, em residências e edifícios, assim como em usinas de energia de base – observou Minh.
Nguyen Minh estuda pilhas de combustível há 30 anos e é autor de livros e mais de 150 artigos sobre o assunto. Especializou-se em pilhas de combustível de óxido sólido, assim como nas suas variações. Explica que a SOFC é multifuncional, pode ser usada para geração de eletricidade, produção de hidrogênio quando operada em modo reverso e produção de produtos químicos.
As características que distinguem a SOFC de outros tipos de células de combustível são sua construção totalmente em estado sólido, principalmente cerâmica, e a alta temperatura de operação (de 600 graus Celsius a 1.000 graus Celsius).
— A SOFC é um combustível flexível. Além do hidrogênio, pode ser operada com eficácia em uma variedade de combustíveis, como gás natural, gás de carvão, álcool, diesel etc.
Paralelamente ao evento, está sendo realizada a Feira Tecnológica, com estandes de expositores e patrocinadores, em que os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das tecnologias discutidas durante o congresso de forma prática.
Confira a programação dos próximos dias
• Quinta-feira, 21/06
9h – “A próxima fase do Programa Nacional de Inovação para Tecnologias de Hidrogênio e Pilhas a Combustível na Alemanha”, Klaus Bonhoff (National Organization Hydrogen and Fuel Cell Technology (NOW, Alemanha)
9h20 – “Produção de Hidrogênio por Eletrólise”, Darryl Wilson (Hydrogenics Corporation, Canadá)
9h35 – “Hidrogênio: o principal protagonista entre as energias renováveis e o desenvolvimento sustentável. Projetos em andamento da HYCHICO”, Ricardo Ariel Pérez (Hychico S.A., Argentina)
9h55 – “O hidrogênio será chave em qualquer estratégia para sistemas de energias renováveis”, Detlef Stolten (Centro de Pesquisas de Jülich, Alemanha)
10h15 – “Sociedade do Hidrogênio“, Edson Orikassa (Toyota, Brasil)
• Sexta-feira, 22/06
– Dia de visitas técnicas para participantes credenciados no evento