Itaipu Binacional mostra suas iniciativas de energia renovável

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 18/06/2018

O superintendente de energias renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt, apresentou as principais iniciativas da segunda maior hidrelétrica do mundo em prol do desenvolvimento sustentável no Paraná. Em parceria com a Companhia Paranaense de Energia – Copel, a Itaipu vem desenvolvendo projetos no reservatório da usina para a geração de fontes renováveis de energia. A apresentação foi dia 18 de junho, durante a Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio (WHEC 2018).

O estado da região sul do Brasil é altamente prejudicado pela localização de atividade agropecuária, provocando impacto ambiental elevado, principalmente devido à produção de dejetos animais. Contudo, segundo Schmidt, a biomassa produzida por essas atividades é uma potencial fonte de energia renovável.

Essa, no entanto, não é a única iniciativa da parceria. Afonso Schmidt falou sobre o Núcleo de Pesquisa de Hidrogênio (NUPHI) do Parque Tecnológico Itaipu. Segundo ele, após pesquisas nos diversos aspectos do Hidrogênio, a NUPHI já domina a produção de hidrogênio através da eletrólise da água e o armazena. Para Schmidt, esse trabalho representa um grande avanço no potencial brasileiro de energia do hidrogênio.