Hidrogênio natural é descoberto em quatro estados brasileiros
Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias
Data: 18/06/2018
O Brasil tem reservas de hidrogênio natural em pelo menos quatro estados: Ceará, Roraima,Tocantins e Minas Gerais. Monitoradas num projeto das empresas GEO4U e Engie Brasil, estas reservas ainda estão em fase de pesquisa, mas são promissoras, na avaliação do geólogo Alain Prinzhofer. Ele vem pesquisando sobre o hidrogênio natural e suas vantagens não apenas como alternativa viável em relação a combustíveis fósseis, mas também ao próprio hidrogênio produzido artificialmente.
— O hidrogênio natural é mais barato do que o industrializado e uma fonte muito mais interessante para o futuro em relação à que usamos atualmente. Muita gente acha que não é comercial. Eu discordo. O gás que vem do solo muda este paradigma e poderia ser muito interessante — afirma Prinzhofer.
Diretor-científico da GEO4U, PhD e professor da Universidade de Paris, ele apresentou na 22ª Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio (WHEC 2018), dia 18 de junho, palestra sobre as formas como a geologia pode acelerar transição do hidrogênio. Um exemplo de sucesso ocorreu em Mali, o oitavo maior país da África. No fim dos anos 1980, durante perfurações para encontrar água, foram descobertas reservas de hidrogênio natural, exploradas posteriormente pela companhia PETROMA.
O gás proveniente do solo é atualmente usado para gerar energia e iluminar parte do vilarejo de Bourakebougou, perto da capital Bamako, criando 100% da energia limpa numa área rural pobre que não tinha acesso à eletricidade.
— O Mali é o único exemplo de produção industrial de hidrogênio natural no mundo, com 18 novos poços de exploração, mostrando hidrogênio para todos, com reservatórios nas profundidades entre 100m e 1.800m. É um projeto de sucesso, teve mais êxito do que a exploração de petróleo — acrescenta o geólogo.
Prinzhofer se mostra otimista em relação à exploração de hidrogênio natural no Brasil, por enquanto em fase de monitoramento. O país ainda não tem plano industrial.
— O maior desafio no Brasil é descobrir um caminho legal para explorar o hidrogênio natural e como será a regulação.
O hidrogênio natural é encontrado em todos os continentes. Um dos autores do livro “Hidrogênio natural: a próxima revolução energética?”, Prinzhofer fez pesquisas na Rússia, com grandes reservas de gás proveniente do solo. Nos EUA, há nascentes em Kansas. Quais seriam então as suas desvantagens?
— Há apenas uma. O gás não é tão puro quanto o hidrogênio manufaturado. Em Máli encontramos a composição de 98% de hidrogênio, 1% de metano e 1% de nitrogênio. O hidrogênio artificial é puro. Mas você pode purificar o hidrogênio natural com outras tecnologias. E a natureza não é 100% pura — explica Prinzhofer.