TV Chinesa mostra pesquisas da Coppe em parceria com universidades locais

Planeta COPPE / Notícias

Data: 02/04/2018

A cooperação da Coppe com universidades chinesas foi tema de reportagem da CGTN América, a maior TV pública chinesa com conteúdo em inglês, veiculada em vários países do mundo. A matéria, que foi ao ar dia 30 de abril, abordou pesquisas realizadas na Coppe no âmbito do Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, e do Instituto China-Brasil de Tecnologia Submarina.

Confira a reportagem veiculada na TV chinesa CGTN: China & Brazil join forces for major push in renewable energy

Sobre o Centro China-Brasil

Centro China-Brasil é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada, em 2008, entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro está sediado, desde a inauguração em 2009, na Universidade de Tsinghua, em Pequim, e mantém representações na China e na sede da Coppe, no Rio de Janeiro. Possui um Conselho Executivo formado por representantes dos dois países: pelo Brasil, o Centro é presidido pelo professor Luiz Pinguelli Rosa e pela China pelo professor He Jiankun. Os diretores do Centro China-Brasil são os professores Romildo Toledo e Liu Dehua, da Universidade de Tsinghua.

Atualmente, o Centro China Brasil vem desenvolvendo projetos nas áreas de produção de biodiesel; de sustentabilidade urbana, do qual participam também pesquisadores da Universidade de Virgínia; energia eólica e aquecimento solar térmico. A Coppe e a Universidade de Tsinghua, que já desenvolvem projetos de ônibus híbridos movidos a hidrogênio e outras fontes, estão iniciando uma cooperação também nessa área.

• Centro China-Brasil