Manzini lança livro sobre Design para Inovação Social e fala sobre Cidades Colaborativas

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 22/03/2018

O professor Ezio Manzini, do Instituto Politécnico de Milão, lançará, nesta sexta-feira, 23 de março, o livro “Design – Quando todos fazem design- Uma introdução ao design para inovação social”. O lançamento será realizado, às 17 horas, após a conferência do autor, intitulada The Making of Collaborative Cities. Promovido pelo laboratório Desis, da Coppe, e pela Unidade de Suporte à Inovação Social (USIS) da UFRJ, o evento está sendo realizado na Casa da Ciência (na rua Lauro Muller, nº3, em Botafogo).

Assumindo que todos querem viver em cidades mais sustentáveis, justas e resilientes, Manzini opõe o conceito de Cidades Colaborativas às tendências insustentáveis, que predominam nas metrópoles do mundo todo. De acordo com o professor, as Cidades Colaborativas envolvem os cidadãos e os mais diversos atores sociais (poder público, empresas, ONG´s, universidades), na trajetória da inovação social.

Na obra “Design – Quando todos fazem design”, o autor explica que o mundo testemunha uma onda de inovações sociais, um processo de codesign aberto e extenso no qual novas soluções são sugeridas e novos significados são criados. Manzini estabelece uma distinção entre design difuso, realizado por qualquer pessoa, e design especializado, realizado por pessoas com formação na área, e descreve como interagem. Também indica caminhos para que especialistas em design possam desencadear e dar suporte a mudanças sociais significativas, com o foco em formas de colaboração que estão surgindo.

Sobre o conferencista

Ezio Manzini é professor titular de Design do Instituto Politécnico de Milão, onde é diretor da Unidade de Pesquisa Design e Inovação para a Sustentabilidade e coordenador do curso de doutorado em Design. Vencedor de dois Compasso d’oro (1987 e 2000) pelas suas atividades de pesquisa, foi diretor da Domus Academy. Suas atividades se concentram em temas como o design estratégico, design de serviços, design para a sustentabilidade e para a inovação social na vida cotidiana. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa: um pela  New School of New York (2006) e outro pela Goldsmiths College, University of London (2008).

Manzini já esteve no Brasil outras duas vezes, a convite do Programa de Engenharia de Produção da Coppe. Em 2007, proferiu a palestra “Design, inovação social e desenvolvimento sustentável”, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, e, em 2008, ministrou, na Coppe, o curso “Design, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável”.