Professor da Coppe é premiado por revista britânica

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 15/12/2017

O professor Márcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, recebeu o prêmio de melhor publicação de autores não britânicos da revista Ground Improvement da Institution of Civil Engineers (ICE) Publishing, concedido no mês de outubro pelo artigo “Ground improvement of soft soil by geotectile-encased columns”. O artigo foi escrito conjuntamente com os professores Mario Riccio, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Iman Hosseinpour, da Universidade de Guillan, Irã.

Os pesquisadores comparam no artigo os resultados dos aterros experimentais das teses de doutorado defendidas na Coppe, por Iman Hosseinpour (colunas granulares encamisadas), em 2016, e Henrique Magnani, (reforço e drenos), em 2006. Ambas sob orientação de Márcio Almeida. A de Iman, com coorientação de Mário Riccio (UFJF), e a de Magnani, com coorientação do professor Maurício Ehrlich, também do Programa de Engenharia Civil da Coppe.

Márcio Almeida é professor da Coppe há 40 anos, sendo 23 anos como professor titular. Neste período já orientou cerca de 90 dissertações e teses, e publicou 300 artigos em congresso e 70 em periódicos indexados. É Cientista do Nosso Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Coppe, coordenou a Área Interdisciplinar de Meio-Ambiente e a Pós-Graduação Executiva em Meio-Ambiente (MBE).