Professor Max Suell Dutra recebe Colar do Mérito Judiciário

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 11/12/2017

O professor da Coppe/UFRJ, Max Suell Dutra, recebeu, na última sexta-feira, 8 de dezembro, o “Colar do Mérito Judiciário”. A medalha é concedida anualmente pelo Tribunal de Justiça (TJ-RJ) a personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense, entre magistrados, servidores, juristas e outras autoridades.

Além do professor Max Suell, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, outras 22 pessoas receberam a honraria, que fez parte da celebração do Dia da Justiça.

Sobre o professor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1986), Max Suell cursou o mestrado no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe (1990), e o doutorado na Gerhard Mercator Universität Duisburg, hoje Universität Duisburg-Essen, na Alemanha (1995). Também fez o pós-doutorado na Alemanha, na Technische Universität Hamburg-Harburg (2002).

Nascido em 1959, em Santo Antonio de Pádua, Rio de Janeiro, ingressou na Coppe, em 1999, como docente do Programa de Engenharia Mecânica. Desde então, já orientou 47 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado, e supervisionou quatro pesquisadores de pós-doutorado. Desenvolveu quatro produtos tecnológicos e publicou 223 trabalhos em anais de congressos e 47 artigos em periódicos especializados.

O professor já foi agraciado com a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 2013; com o título de Cidadão Benemérito, na categoria Especial, concedida, em 2012, pelo governo de Santander, da Colômbia; e o título de Amigo da Marinha do Brasil, concedida pelo Primeiro Comando Naval do Ministério da Marinha do Brasil, em 2010.

Membro da Comissão de Elaboração do currículo do curso de graduação em Automação e Controle, oferecido pela Coppe em parceria com a Escola Politécnica, e organizador e coordenador do curso lato sensu de Especialização em Engenharia Mecatrônica da UFRJ, suas linhas de pesquisa se concentram nos seguintes temas: projeto mecatrônico, sistemas instrumentados de segurança, análise de acidentes, análise de riscos, robótica, instrumentação, automação industrial, projeto de máquinas, biomecânica, dinâmica não-linear, sistemas multicorpos e domótica.