Professor da Coppe participa de debate promovido pelo Projeto Colabora
Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 23/10/2017
O professor André Lucena, do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, participará da primeira edição do evento “#Colabora com Ideias– Nos dois lados do túnel”, que terá como tema Energia limpa e barata. O evento será realizado em dois dias e em locais diferentes: o primeiro, dia 24 de outubro, às 21 horas, no Duto de Madureira, na Rua Carvalho de Souza 237, 6º andar; e o segundo, dia 26 de outubro, no mesmo horário, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97).
André Lucena debaterá o tema com Saulo Silos, líder da ONG internacional Litro de Luz, no Rio de Janeiro. A mediação será do jornalista Agostinho Vieira, fundador e editor do portal projeto #Colabora e ex-diretor executivo do jornal O Globo.
A proposta do projeto “#Colabora com Ideias– Nos dois lados do túnel” é reunir “personalidades” para debater sobre temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. A cada edição o evento será realizado na Zona Sul e no Subúrbio da cidade do Rio.
O professor André Lucena, da Coppe, orientou um grupo multidisciplinar de alunos que apresentou, na Rio+20, em 2012, um estudo de redução de gastos com energia elétrica feito para beneficiar moradores do Morro Santa Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O trabalho contempla um conjunto de medidas sustentáveis, entre elas a implantação de coletores solares para aquecimento da água do banho; a instalação de sistemas fotovoltaicos para geração de energia solar; a construção de telhados verdes, e a coleta e seleção de lixo.
O estudo propõe a venda do lixo reciclável e o uso de lixo orgânico para geração de biogás, por meio de biodigestores. A implementação dessas medidas, de acordo com os pesquisadores, resultaria em uma economia de consumo de energia, da ordem de 43 MWh ao ano. Até o ano de 2030.
Saulo Silos, da ONG Litro de Luz, liderou a implantação do projeto Luz engarrafada nas ruas do Parque Beira Mar, na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio. O projeto consiste na utilização de garrafas de plástico para gerar iluminação, que faz parte da proposta da ONG, que atua em mais de 20 países e cujos objetivos são: utilizar tecnologia simples, econômica e sustentável para propiciar luz a quem não tem acesso à iluminação.
Estudo do Banco Mundial mostra que uma em cada sete pessoas no mundo vive na escuridão. Quem não tem luz não tem água e leva uma vida à margem de tudo. Em pleno século XXI, essa é a situação de 15% da população mundial. O Brasil tem sua parcela de contribuição na estatística. Aqui, um milhão de pessoas ainda vive sob a luz do lampião. Garantir acesso à energia barata, confiável e sustentável não é uma tarefa fácil. Mas também não é impossível.
Os interessados em participar dos debates devem se inscrever pelos links abaixo:
Madureira: http://bit.ly/2ihT3wZ
Travessa de Botafogo: http://bit.ly/2kY4Cus
- Projeto Colabora