Seminário debate os desafios das operações em áreas portuárias no Brasil
Planeta COPPE / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 09/11/2017
“Navegando a lama” é o tema do seminário que reunirá na Coppe/UFRJ, na próxima sexta-feira, dia 10 de novembro, especialistas para debater os desafios da navegabilidade e das operações em áreas portuárias no Brasil. Promovido pelo Laboratório de Dinâmica de Sedimentos Coesivos (LDSC) da Coppe e da Escola Politécnica da UFRJ. O evento será realizado, das 9 às 17 horas, no auditório do Centro de Tecnologia, bloco D, sala 220.
A proposta do evento é debater soluções para otimizar a navegabilidade das embarcações em zonas portuárias instaladas em áreas lamosas. Segundo a professora Susana Vinzon, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, a Carta náutica que regula as atividades portuárias e de navegação no mar brasileiro restringe a navegação de camadas lamosas, obrigando a realização de dragagem, o que tornam mais caras e lentas as atividades e operações realizadas em vários portos brasileiros. Sepetiba, Açu, Itajaí, Santos, Rio Grande são alguns exemplos de portos que sofrem os impactos dessa regulação.
“A lama forma uma interfase difusa no leito marinho. A utilização de métodos tradicionais (ecobatímetros) para determinar o ‘fundo’ pode resultar em dragagens ineficientes ou mesmo desnecessárias. Nosso laboratório vem pesquisando o estabelecimento de uma profundidade náutica na qual os navios podem navegar de forma segura, em diversos portos e canais de acesso que apresentam fundos lamosos”, explicou a professora Susana Vinzon, coordenadora do LDSC e organizadora do seminário. Confira abaixo a programação.