Coppe-Q supera a marca de 100 instalações e unidades certificadas

Planeta COPPE / Notícias

Data: 19/09/2017

A Assessoria de Gestão da Qualidade (Coppe-Q) realizou nesta segunda-feira, 18 de setembro, a entrega de 35 certificados Self Audit, a 17 laboratórios e 18 unidades administrativas da UFRJ, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Com essa edição, o programa Self-Audit atingiu a marca de 104 instalações certificadas.

Os certificados foram divididos em cinco categorias: troféu prata (1), platina (2), ouro (1), prata (12) e bronze (19). Cada categoria teve um representante na entrega das certificações realizadas durante a solenidade. Todos os contemplados receberão selo de certificação self audit, que pode ser utilizado em material de divulgação e site das unidades premiadas.

Estiveram presentes à mesa da solenidade o reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, o diretor da Coppe, Edson Watanabe, o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Ricardo Berbara ; o pró-reitor de Pessoal (PR-4) da UFRJ, Agnaldo Fernandes; a pró-reitora de Extensão (PR-5), Maria Malta; o diretor do Prêmio Qualidade Rio (PQ Rio), Eurico Marchon;  Luiz Fernando Bergamini, coordenador executivo do núcleo Gespublica Rio .

O pró-reitor de Pessoal da UFRJ, Agnaldo Fernandes, destacou que a gestão da qualidade não é apenas uma questão burocrática, mas visa melhorar os serviços prestados pela universidade à nação, e que a solenidade acontecia em um dia muito especial, pois o jornal Folha de São Paulo divulgara o seu novo ranking universitária, e a UFRJ permanecia na liderança do mesmo.

“Continuamos à frente apesar do momento em que vivemos, dessa política criminosa de cortes para a manutenção da universidade. O futuro da nação está em risco. Uma nação que abre mão da qualidade do seu ensino e de sua pesquisa, abre mão do seu futuro. Eventos como este reafirmam o compromisso da UFRJ em servir ao país”, enfatizou Agnaldo.

Segundo o reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, o Ministério da Ciência e Tecnologia (e Inovações e Comunicações) está reduzido a 1/3 do que era há três anos. “A UFRJ teve 157 milhões de reais de recursos orçamentários aprovados subtraídos em 30 meses. E ainda assim estamos mantendo nossa instituição como uma referência importante para o país”, reforçou o reitor.

Enraizando conceitos de gestão pública

O modelo para a certificação de sistemas de gestão adotado pela Coppe começou a ser implantado nos anos 2000, pelo administrador Fernando Sepulveda, hoje diretor adjunto da diretoria de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional da Coppe. O coordenador do núcleo Gespublica Rio, Luiz Fernando Bergamini, relembrou o começo da implementação da Assessoria de Gestão da Qualidade da Coppe, quando Sepúlveda lhe contara a respeito do projeto. “Agradeço a tudo que ele tem feito pela gestão pública no país, e por sua habilidade em disseminar conhecimento para a excelência da gestão. E também à Luciana Lancellote, coordenadora da Coppe-Q, que tem liderado o grupo brasileiro de revisão da norma de auditoria19.011, versão 2012, de maneira brilhante”, elogiou Bergamini.

O diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, ponderou que o aperfeiçoamento da gestão leva a uma melhoria também nas atividades-fim. “Cada vez mais as pessoas se conscientizam acerca da importância da qualidade, e Luciana dá continuidade ao trabalho de Sepúlveda, para enraizar esses conceitos em nossa universidade. Tenho certeza que os premiados estão mais qualificados para fazer pesquisa com eficiência ainda maior”, destacou professor Watanabe.

Sobre a Coppe-Q

A Coppe-Q é uma assessoria da diretoria da Coppe constituída com a finalidade de certificar pessoas e instalações em sistemas de gestão da qualidade (SGQ), saúde, meio ambiente e segurança do trabalho (SMS), por meio de auditorias e cursos, baseadas em normas internacionais de gestão. As instalações são certificadas, com base nas normas da International Organization for Standardization (ISO), agrupadas da seguinte forma: NBR ISO 9001:2015 (qualidade), NBR ISO 14001:2015 (normas ambientais), BS OHSAS 18001:2007 (segurança e saúde no trabalho).

Segundo Luciana Lancellote, coordenadora da Coppe-Q, a Assessoria oferece cursos de SGQ e SMS em parceria com as pró-Reitorias de Pessoal (PR-4) e de Extensão (PR-5), por meio dos quais os alunos, servidores públicos, desenvolvem sistemas de gestão para serem auditados pela Coppe Q. Além disso, realiza auditorias sem vínculo com os cursos.

“Nós aperfeiçoamos a nossa metodologia. As atuais auditorias Self Audit com essa nova metodologia inclui critérios do Gespublica. Avaliamos indicadores de desempenho: relevância, tendência, desempenho e referencial comparativo. Todas as instalações auditadas quanto à norma 9001 já observam a atualização da norma, de 2015”, relata Luciana, que aproveitou a ocasião para anunciar algumas novidades: o lançamento da página da Coppe-Q na internet, e a realização, dia 8 de novembro, da terceira edição do Dia da Coppe Qualidade. Reconhecido pela Associação Brasileira de Qualidade pelo benchmarking, o evento possibilita o aprendizado com casos reconhecidos de êxito na gestão da qualidade.

• Coppe-Q