Pesquisadores da Coppe desenvolvem plataforma Alumni UFRJ

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 14/07/2023

Pesquisadores do Laboratório do Futuro da Coppe/UFRJ desenvolveram a plataforma Alumni UFRJ para permitir um acompanhamento da trajetória dos alunos formados pela universidade. Estruturada em parceria com a empresa Labore e com o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho (GID), ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, a plataforma tem como proposta propiciar gerações de dados que permitam compreender a atual situação dos ex-alunos, suas expectativas futuras e o quanto a formação oferecida pela UFRJ o ajudou em sua atuação profissional. O lançamento do projeto de acompanhamento, com a apresentação da plataforma, foi realizado durante o evento Internacionaliza UFRJ2030, ocorrido em maio, no Museu do Amanhã.

De acordo com o pesquisador do Laboratório do Futuro Yuri Lima, coordenador da linha de pesquisa “Futuro do Trabalho”, a plataforma permitirá a criação de uma rede para conexões entre os graduados e pós-graduados pela UFRJ, e também que estes tenham dados sobre o mercado de trabalho, de forma a ajudá-los na tomada de decisão sobre sua carreira profissional. Entre os outros benefícios da plataforma, Yuri destaca que ela está apta para atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, no que se refere ao 11º objetivo das Metas de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a graduação, e ao 15º objetivo das Metas de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação. Tais objetivos consistem na criação de um programa de apoio e acompanhamento dos egressos da UFRJ, visando à sua efetiva inserção social e estimulando o retorno dos ex-alunos às suas comunidades para que haja troca de vivências e saberes.

A plataforma será acoplada ao portal atual da plataforma Alumni UFRJ

Por meio da plataforma, a comunidade da UFRJ terá acesso a dados importantes que estarão reunidos e armazenados sobre o desempenho profissional dos formandos na sociedade. A ferramenta computacional disponibilizará dados agregados para as pesquisas sobre egressos, servindo de retorno para a coordenação do curso sobre o perfil profissional dos ex-alunos. Além disso, coletará e também tornará disponível dados que permitirão preencher de forma mais ágil a participação da universidade em rankings internacionais, por meio de seus egressos.

Para calibrar a plataforma, o projeto tem seu início com aqueles que ainda são alunos. Os pesquisadores do Laboratório do Futuro, que é ligado ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe e dirigido pelo professor Jano Moreira, em parceria com o GID da UFRJ, coordenado pela professora Daniela Uziel, estão executando um trabalho piloto envolvendo estudantes que se formarão nos próximos semestres em seis cursos selecionados: os de graduação em Comunicação Visual (Design), Dança, Economia, Engenharia de Produção, e Enfermagem; e os de pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Com o avançar do projeto, eles passarão a coletar dados de alunos que se formaram nos semestres e anos anteriores.

Esta nova plataforma entrará no ar até o final de 2023 e será acoplada ao portal atual da plataforma Alumni UFRJ, que já conta com um painel de empresas fundadas por alumni, desenvolvido pelo GID. O endereço é https://alumni.ufrj.br

• Alumin
  • alunos