Luís Nachbin: um contador de histórias inspiradoras

Planeta COPPE / Notícias

Data: 31/03/2017

O apresentador da série Entre Fronteiras, Luís Nachbin, encantou a plateia nas duas palestras proferidas na Coppe/UFRJ, dias 22 e 27 de março, nas quais relatou suas vivências na produção de documentários realizados em 83 países, ao longo de 20 anos de carreira. Mestre em Rádio e Televisão pela San Francisco State University (EUA), professor da PUC-Rio e diretor da produtora Matrioska Filmes, Nachbin é um exímio contador de histórias e um profissional ímpar. Para produzir seus documentários acumula as funções de produtor, câmera, editor e apresentador.

Nos dois dias foram exibidos episódios das séries “Entre Fronteiras Brasil e Entre Fronteiras África” que pautaram os debates com o público. Os eventos foram promovidos pela Coppe/UFRJ e pelo Instituto de Matemática da UFRJ.

Quem costuma ver programas sobre viagens já deve ter ouvido falar da série “Entre Fronteiras”, exibida recentemente no Canal Futura e na TV Brasil. Porém, diferente dos programas tradicionais, seus documentários não sugerem lugares ou passeios, mas revela personagens com histórias inspiradoras.

O documentarista ao lado de Carline, refugiada haitiana, cuja vida é retratada em um dos episódios

“O propósito é buscar indivíduos em situações extremas, em áreas peculiares, que estejam dispostas a contarem suas histórias dialogando com o cotidiano da região. São histórias com potencial de reflexão e que não costumam ter espaço na mídia. Com essas experiências, mais eu conheço a mim mesmo e mais eu crio perspectivas novas sobre a minha realidade”, explicou.

Segundo Nachbin, vários fatores contribuíram para se tornar um ‘contador de histórias’: inquietações pessoais, viagens, experiências profissionais como repórter de Esportes em rádio e televisão. Mas nenhuma delas, conta o documentarista, foi mais importante que a experiência obtida no trabalho temporário que realizou em um asilo nos Estados Unidos. “Foi lá que aprendi a escutar o outro e a valorizar suas histórias”, lembra.

Após mais de 200 episódios produzidos para as séries Viajando Para, Entre Fronteiras Brasil e Entre Fronteiras África, Nachbin se dedica agora a pré-produção de uma série de três episódios sobre refugiados na Alemanha.

Em suas palestras na Coppe, o documentarista exibiu quatro episódios sobre histórias de vidas entre fronteiras que disponibilizamos, nos links abaixo, para os leitores do Planeta Coppe Notícias. Confira!

Jorge, o grande

O episódio conta a história de um senhor que escreve, edita e vende o Jornal da Fronteira, o único jornal bilíngue da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.  Jorge, quando criança, morou nas ruas do Rio de Janeiro, onde se apaixonou pela notícia. Ele vendia jornais nos sinais de trânsito. Morou no Canadá e no Qatar e escolheu se fixar em Boa Vista.

Carline

Mostra a vida de haitianos refugiados em Tabatinga, no Amazonas, fronteira com Colômbia e Peru. O documentarista se torna residente da igreja, junto com haitianos, e desenvolve uma relação Carline, líder dos refugiados, que ultrapassa as barreiras entre narrador e personagem.

Saara Ocupado

Nachbin e uma amiga francesa entram disfarçados de turista no Saara Ocidental, ocupado militarmente pelo governo de Marrocos. Devido à proibição de filmar na ruas, o documentarista entrevista grupos pró-independência em apartamentos e produz imagens através de janelas ou por cima de muros, registrando a violência das repressões contra os Saarauis.

KM 899

O episódio narra a vida de Don Antonio, um solitário cubano que vive em uma cabana na estrada próxima à fronteira da Bolívia. Vivendo de doações, sua ocupação é ouvir o noticiário político por rádio de pilha. Para descobrir as relações afetivas não reveladas do personagem, Nachbin vai encontrar o irmão de Don Antonio em Miami, nos EUA.