Espaço Coppe abre inscrições para visitas guiadas à exposição Exploradores do Conhecimento

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 16/02/2017

Estão abertas as inscrições para visitas guiadas à exposição “Exploradores do Conhecimento”, sediada no Espaço Coppe Miguel de Simoni, que exibe tecnologias e soluções inovadoras desenvolvidas pelos pesquisadores da Coppe/UFRJ. A temporada de visitas começa no dia 21 de março, com entrada franca.Para o primeiro semestre as vagas já se esgotaram.

A exposição aborda dez grandes temas: Arte e Ciência, Tecnologia e Saúde, Fotônica e Nanotecnologia, Matéria (origem do universo), Cidades Sustentáveis, Robótica, Petróleo, Oceanos, Tecnologia e Esportes, Energia e Meio Ambiente.

As visitas guiadas para escolas são realizadas, de terça a quinta-feira, das 13h às 16h. Para o público espontâneo e grupos, sem agendamento prévio, foram reservadas as segundas-feiras, das 13h às 16h. A recepção é no auditório Aída Espínola, nicho 16, Espaço Coppe, Bloco I, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária. O agendamento deve ser feito pelo telefone (21) 3938-8296, no qual poderão ser obtidas mais informações.

Os visitantes de terça-feira ainda poderão participar de uma experiência única: levitar no Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe, cuja visitação é aberta ao público, todas às terças-feiras, das 11 às 12h, e das 14 às 15h. A estação fica próxima ao Espaço Coppe, no segundo andar do Bloco I-2000 (altura do Bloco H).

Sobre a exposição

A exposição Exploradores do Conhecimento ocupa cerca de 500 m² do Espaço Coppe. Em 2016, recebeu a visita de 2050 estudantes, de escolas públicas e privadas, e a expectativa é receber o dobro em 2017.

Por meio de infográficos, multimídias, simuladores, aparatos interativos e ambientes virtuais imersivos, os visitantes são apresentados a tecnologias desenvolvidas na Coppe que retratam importantes contribuições para a ciência e para a sociedade. São avanços em diferentes segmentos da engenharia que respondem a desafios do passado, do presente e do futuro.

Idealizada pela Assessoria de Comunicação (Asscom) da Coppe/UFRJ, sob a coordenação da jornalista Dominique Ribeiro, a exposição foi produzida pela empresa MBA Cultural e fez parte do Projeto Coppe 50 Anos, que marcou a comemoração das cinco décadas de atividade da Coppe. Para implantação da exposição, o Espaço Coppe Miguel de Simoni passou por um trabalho de revitalização, incluindo itens que facilitam a mobilidade e a compreensão do conteúdo da mostra por pessoas com deficiência.