Coppe/UFRJ promove formatura de alunos do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos

Planeta COPPE / Notícias

Data: 08/12/2016

Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, será realizada a solenidade de formatura  de 22 alunos que participam do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos promovido pela Coppe/UFRJ. A cerimônia será, às 14h, no auditório Horta Barbosa, no térreo do bloco A do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ.  O evento contará com a apresentação do coral da Coppe e do grupo da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ.

Aberto ao público, o evento contará com a participação do diretor da Coppe, Edson Watanabe, da diretora de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Claudia Werner e da coordenadora geral do projeto, Solange Regina Bergamine, entre outros.

Sobre o projeto

Criado em 2005, o Projeto de Letramento formou até o momento cerca de 200 alunos. O objetivo é alfabetizar funcionários da UFRJ que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e também proporcionar uma base mais sólida às pessoas afastadas por um longo período do ensino formal. A turma de 2016 está formando 22 alunos, com idades que variam de 25 a 75 anos.

O curso tem duração de três anos e é composto pelo nível básico, intermediário e avançado. Os professores são estudantes de graduação da UFRJ de diversas áreas do conhecimento. As aulas acontecem, de segunda à sexta-feira, das 15h às 16h30, no CT.

“É muito gratificante ver a felicidade deles quando conseguem ler. Esta formatura é um reconhecimento de todo o esforço e dedicação que eles tiveram durante o ano”, ressalta Bergamine, coordenadora geral do projeto.

O projeto conta com uma rede de parceiros. São eles: Decania do CT/UFRJ, Grêmio da Coppe, Amiga Digital, Laboratório de Informática para a Educação (Lipe/Poli/UFRJ), Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST/UFRJ).

• letramento