Don Towsley profere palestra na Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 12/09/2016

O professor Don Towsley, da Universidade de Massachusetts (EUA), um dos pesquisadores mais citados na área de Ciência da Computação, ministrará a palestra “The Versatility of TTL Caches for cache service differentiation and pricing“, dia 14 de setembro, às 11h, no auditório H-324B da Coppe/UFRJ.

O professor Towsley abordará a versatilidade dos timer driven caches, também conhecidos como caches TTL (time to live). Técnica muito usada na computação, o cache agiliza o acesso a informação por meio do armazenamento temporário de dados. Está presente nos navegadores (browsers), por meio dos quais as pessoas acessam a internet, e também nos sistemas operacionais. Em comparação às políticas de cache tradicionais, o TTL oferece maior versatilidade, o que permite ao provedor oferecer diferentes qualidades de conteúdo ao usuário.

Colaborador de longa data do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe, Towsley é co-autor de mais de 200 artigos em periódicos indexados e 300 artigos completos em anais de conferências. É também membro colaborador da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e da Association for Computing Machinery (ACM).

O evento é aberto a estudantes, principalmente das áreas de Engenharia e Computação. O professor fará uma apresentação didática, inclusive sobre aspectos introdutórios do tema. Saiba mais sobre o tema e sobre a biografia do professor Towsley em: http://www.cos.ufrj.br/seminarios/