Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe promove 3ª edição do Big Data Brasil

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 06/09/2016

O Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie) da Coppe promove, nos dias 12 e 13 de setembro, a terceira edição do seminário Big Data Brasil. Promovido em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Open Data Institute – RJ, o evento terá palestras e debates sobre o impacto cognitivo e econômico dos dados digitais, dados abertos, transparência, empoderamento do cidadão e soluções colaborativas.

Aberto ao público, o Big Data Brasil é gratuito, porém com vagas limitadas. O evento será realizado no auditório Ministério Público do Rio de Janeiro, na Avenida Marechal Câmara, 370, 9º andar, Centro, nos dias 12 e 13 de setembro, de 9h30 às 16h30. As inscrições podem ser feitas no site: http://bit.ly/bigdatabrasil.

O seminário abordará temas como “As tecnologias que estão promovendo a cultura data driven“; “Que acordo social precisamos para criar uma cultura data-driven?”; ” Lei de Acesso a Informação: dados do governo são open data por default” e “Mundo Digitalmente conectado: ameaças e oportunidades”.

Dentre os palestrantes estão o professor Marcos Cavalcanti, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe e coordenador do CRIE; Luciana Sodré, coordenadora do ODI Rio e curadora do seminário; Daniel Chada, cientista chefe do projeto Supremo em Números ,da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), que gera análises de 1,4 milhão de processos do Supremo Tribunal Federal; Luciana Nery, gerente de Resiliência do Centro de Operações Rio (COR); Luiz Velho, coordenador do laboratório Visgraf (Vision and Graphics Laboratory) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa); dentre outros.

Para mais informações, a organização do seminário disponibilizou o email info@crie.ufrj.br

Sobre Big Data

O conceito é relativo ao acesso e manuseio de um grande e complexo conjunto de informações, que atenda aos três “V´s”: volume, velocidade e variedade. Um fenômeno típico da Era da Informação em que a conexão digital gera dados em tempo real e a possibilidade de colaboração em escala global, gerando soluções crowdsourcing. O uso intensivo de dados é uma tendência que une empresários, sociólogos, biólogos, engenheiros, estudantes e mesmo o cidadão comum.