Coppe recebe comitiva de lideranças empresariais
Planeta COPPE / Embrapii-Coppe / Notícias
Data: 12/08/2016
A Coppe/UFRJ recebeu nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, uma comitiva de representantes de grandes empresas, órgãos públicos e de instituições do Terceiro Setor, que fazem parte do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A comitiva obteve mais informações sobre a Coppe, seu ambiente de inovação, e seu know how em parcerias com empresas públicas e privadas, além de conhecer alguns dos laboratórios que integram a Unidade Embrapii-Coppe. A delegação foi recebida pelo diretor da Coppe, professor Edson Watanabe; pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, professor Fernando Rochinha; pela coordenadora da unidade Embrapii-Coppe, professora Angela Uller; e pelo diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, professor José Carlos Pinto.
O professor Rochinha apresentou as estatísticas mais importantes da Coppe e algumas das tecnologias mais inovadoras patenteadas pela instituição, como o ônibus a hidrogênio, o trem de levitação magnética (Maglev-Cobra) e dois produtos vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2015: Boia de Sustentação de Risers (BSR) e Boca de Sino Multifuncional (BSMF), desenvolvidos em parceria com a Petrobras. “Ao completar 50 anos, a Coppe fez um balanço de sua história e uma reflexão para o seu futuro. Buscamos aumentar a interação com empresas e estimular a inovação tecnológica, que tem um papel fundamental na produtividade dos países desenvolvidos”, explica o professor.
“A Coppe mantém uma Incubadora de Empresas que já graduou 63 empresas e outras 29 estão incubadas. Temos laboratórios dentro do Parque Tecnológico, isso não é por acidente. É planejado para que tenhamos essa maior proximidade com empresas inovadoras”, acrescenta Rochinha.
Após a apresentação, a comitiva visitou três laboratórios da Coppe, que participam da Unidade Embrapii, o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), onde foram recebidos pelo professor Paulo de Tarso; o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) – unidade Parque Tecnológico -, no qual foram recebidos pelo pesquisador Gerson Cunha e assistiram simulações projetadas na Cave, ambiente de visualização científica em ambiente 3D e com realidade virtual, que permite uma infinidade de aplicações em pesquisas industriais; e o Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS), onde assistiram a uma apresentação feita pelo professor Segen Estefen.
A visita do Movimento Empresarial pela Inovação à Coppe faz parte do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação que, fruto de uma parceria entre a Embrapii e a CNI, tem como finalidade propiciar maior aproximação entre as empresas e os centros de P,D&I do país que atuam na fronteira do conhecimento.