Professor Luiz Calôba toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 03/05/2016

O professor Luiz Pereira Calôba, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, é um dos novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia de posse será realizada nesta quarta-feira, 4 de maio, às 18 horas, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. O evento faz parte da programação da Reunião Magna da ABC, que está comemorando 100 anos, cujo tema é “Um Século de Ciência: Construindo um Futuro Melhor”. A programação se estende de 4 a 6 de maio.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1944, Luiz Pereira Calôba é doutorado em Engenharia Elétrica (1974) pela Universidade Joseph Fourier – Grenoble (França). Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluiu mestrado, também em Engenharia Elétrica, em 1970, na UFRJ, onde se formou em engenheiro eletrônico, em 1969. Ingressou como docente na UFRJ em 1974.

Ao longo da carreira, o professor Luiz Calôba orientou 60 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Atualmente, orienta cinco mestrandos e cinco doutorandos. É autor de 220 trabalhos publicados em eventos e 160 artigos publicados em periódicos. É autor de três livros e de seis capítulos de livros publicados. Já participou de mais de 200 bancas de mestrado e doutorado.

Luiz Calôba já foi coordenador do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, coordenador da Fundação Coppetec e vice-diretor da Escola Politécnica da UFRJ. Em 2015 foi um dos ganhadores do Prêmio Capes-Elsevier, concedido a pesquisadores brasileiros com produção científica de excelência.

Durante a cerimônia na Escola Naval, além da posse dos novos acadêmicos, também será outorgado o prêmio Almirante Álvaro Alberto e será dada posse à Diretoria da Academia Brasileira de Ciências para o triênio 2016-2019. O novo diretor da ABC será o físico Luiz Davidovich. Dois professores da Coppe estão entre os acadêmicos eleitos para integrar o Conselho Fiscal da ABC no período. São eles Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil, e Renato Machado Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica.

• ABC
  • Academia Brasileira de Ciências