Coppe lança Programa de Inovação do Setor Elétrico

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 27/04/2016

A Coppe/UFRJ promove na próxima segunda-feira, 2 de maio, às 9 horas, o Workshop de Lançamento do Programa Coppe de Inovação do Setor Elétrico (PIEE). O evento, que contará com palestras e visitas a instalações da instituição, será realizado no auditório da Coppe, no Bloco G, sala 122, no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária.

Atuando há mais de 50 anos na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas, a Coppe tem uma larga tradição na realização de projetos para o setor elétrico brasileiro.  Ao longo desse tempo, a instituição realizou uma série de parcerias com empresas da área em projetos financiados com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D do Setor Elétrico regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 Com base nesse histórico, a Coppe está lançando o seu Programa de Inovação do Setor Elétrico, por meio do qual pretende estabelecer acordos de colaboração com empresas de energia elétrica localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

“A proposta é desenvolver projetos de alto impacto para o presente e o futuro das empresas de energia elétrica do Rio de Janeiro, preservando o conhecimento nas empresas e na Universidade, além de incentivar empresas de pequeno e médio portes e startups a desenvolver tecnologias e produtos para atuar no segmento de energia elétrica”, afirmou o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe.

A inovação tecnológica é um dos focos da iniciativa. “O principal objetivo do Programa Coppe de Inovação do Setor Elétrico é atuar institucionalmente no apoio aos programas de P&D coordenados pela Aneel nas empresas de energia elétrica, em atividades de prospecção, treinamento e desenvolvimento de projetos de elevada complexidade e abrangência, que sejam estruturantes e que resultem em inovações percebidas pelas empresas e pelo setor”, explicou o coordenador geral do PIEE, professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor de Relações Institucionais da Coppe.

“A proposta do Programa é que a nossa atuação seja direcionada para toda cadeia de inovação, cobrindo aspectos que vão desde a pesquisa básica até a concepção de protótipos e cabeças de série, que possam promover a geração de produtos a serem difundidos no setor”, adiantou o coordenador técnico do PIEE, o professor Djalma Falcão, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

O detalhamento do Programa Coppe de Inovação do Setor Elétrico será apresentado no workshop, que contará também com palestras de professores da Coppe sobre diversos temas de interesse do setor. Confira abaixo a programação do evento.

PROGRAMAÇÃO:

8:30-9:00 Recepção aos convidados

9:00-10:30 Abertura:

Apresentação da Coppe (Prof. Edson Watanabe, diretor da Coppe).

Apresentação do PIEE (Prof. Luiz Pinguelli, diretor de Relações Institucionais da Coppe e coordenador geral do PIEE).

Apresentação do P&D regulado pela Aneel (Dr. Máximo Pompermayer – superintendente de Pesquisa e Eficiência Energética da Aneel)

10:30-11:00 Intervalo

11:00-11:20 Palestra 1: Os Desafios das Empresas de Distribuição de Energia Elétrica Frente às Novas Tecnologias (Prof. Djalma Falcão)

11:20-11:40 Palestra 2: Transmissão a Longa Distância e Geração Intermitente no Sistema Interligado Nacional (Profs. Antônio Carlos Lima e Glauco Taranto)