Coppe promove debate sobre vírus zika e Aedes Aegypti
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Nuclear / Engenharia Química / Notícias
Data: 19/02/2016
A Coppe/UFRJ promove na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, o seminário sobre “Combate ao Aedes Aegypti e ameaças do vírus Zika”, que reunirá pesquisadores das áreas da saúde e da engenharia que atuam no tema. Os especialistas discutirão a situação atual, que foi classificada como de emergência de saúde pública nacional e mundial, declaradas pelo Brasil em novembro passado e pela Organização Mundial da Saúde em 01 de fevereiro. O seminário será realizado, às 15 horas, no auditório da Coppe, que fica no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária.
O evento contará com a presença dos professores Roberto Medronho, diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ; Pedro Lagerblad, do Instituto de Bioquímica Médica; Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química da Coppe; Adilson Xavier,do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe; e Delson Braz, do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe. O debate será mediado pelo diretor de Relações Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa.
Centenas de cientistas de instituições de pesquisa brasileiras estão mobilizados para combater o problema e seus desdobramentos. A Coppe é uma delas: integra o Núcleo Zika Vírus, constituído em dezembro de 2015, que reúne pesquisadores de diversas unidades da UFRJ na busca de formas eficazes de combater o vírus. A equipe do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares da Coppe (LECC) da Coppe, coordenado pela professora Leda Castilho, integra também uma das redes de pesquisa voltadas para zika formadas recentemente pela Faperj e, adicionalmente, está trabalhando em parceria com o Instituto Vital Brazil para desenvolver soros hiperimunes para buscar reduzir o risco de contaminação de fetos em mulheres já infectadas.