Maglev-Cobra inicia viagens abertas ao público

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 16/02/2016

Nesta terça-feira, 16/02, o Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe/UFRJ, começou a operar suas primeiras viagens demonstrativas abertas ao público. Durante duas horas, cerca de 160 passageiros trafegaram a bordo do veículo, entre o Centro de Tecnologia (CT) e o Centro de Tecnologia 2 (CT 2), em 25 rápidas viagens.

O Maglev-Cobra transporta até 30 passageiros por viagem e circula a uma velocidade de 10 km/hora. A linha experimental construída na Cidade Universitária é alimentada por quatro painéis de energia solar fotovoltaica. No futuro, em escala comercial, o veículo poderá conectar módulos extras, de 1,5 metro de comprimento cada, aumentando a capacidade do veículo, que, em percursos mais longos, pode chegar a velocidade de 100 km/h. As viagens demonstrativas serão realizadas todas às terças-feiras, em dois horários: 11 às 12h e 14 às 15h, e são abertas ao público.

Deslocando-se de maneira suave e silenciosa, sem emitir poluentes, o Maglev-Cobra utiliza tecnologia de levitação magnética por supercondutividade e flutua a 1cm sobre trilhos. A tecnologia do veículo brasileiro é mais estável, mais barata e permite aceleração e frenagem mais rápidas do que as semelhantes desenvolvidas pela Alemanha, China e Japão.

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra além de ser eficiente do ponto de vista ambiental, é economicamente vantajoso. O custo de implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação do metrô subterrâneo na mesma extensão.

A enorme repercussão das viagens demonstrativas reforçou a expectativa do professor Richard. ” Espero que o projeto desperte o interesse de parceiros, para que o Maglev, em breve, se torne uma realidade comercial, à disposição do cidadão carioca. Nossa expectativa é de que o veículo seja certificado em 2017, e que em 2020 entre em operação, em uma linha de 5km, na Cidade Universitária, ligando a Estação de BRT Aroldo Melodia ao Parque Tecnológico, conforme previsto no Plano Diretor da UFRJ para 2020″, explica o professor.

Segundo Richard, ao chegar à fase de implementação comercial, o projeto terá impactos significativos para a indústria nacional, pois tem repercussões em diversos elos da cadeia produtiva, como fábricas de ímãs e supercondutores, e para diversas áreas de pesquisa científica: engenharias mecânica, elétrica, eletrônica, de materiais.

Depoimentos

Guido Graça, 21 anos, aluno de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ

“Ele é bem confortável, elegante. O design é moderno. Sem dúvida é uma boa alternativa para melhorar o transporte público, sobretudo tendo custo mais barato do que trem e metrô.”

Bárbara Magalhães

Bárbara Magalhães, 18 anos, aluna da Faculdade de Letras da UFRJ

“É diferente de tudo que eu já vi. É muito silencioso. Vai ser uma alternativa muito interessante para o transporte público”

Marta Amorim, 54 anos, pesquisadora do Núcleo de Catálise da Coppe/UFRJ

“O que mais me impressionou é que ele é muito silencioso. Quando estiver sendo usado comercialmente, será um grande sucesso. A viagem é muito confortável”

Yuri Gonçalves

Yuri Gonçalves, 21 anos, aluno de Engenharia de Materiais da Escola Politécnica da UFRJ

“O conforto da viagem é o grande diferencial. Acredito que outra vantagem é que o seu custo de manutenção deve ser muito baixo. Pois, não há atrito, há pouco desgaste de material. Imagine viajar a 100 km/h em um veículo tão confortável e silencioso?”

Pedro Geaquinto, 24 anos, aluno do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe

“O Maglev me pareceu mais próximo ao sistema de VLT. É interessante se for complementar ao sistema de alta capacidade. É importante que a cidade tenha mais opções para o transporte de massa”

Repercussão nas Redes Sociais

A divulgação das viagens demonstrativas na página da Coppe no Facebook gerou enorme repercussão, demonstrando a importância que o transporte urbano de massas tem na vida das pessoas e a expectativa por alternativas mais eficientes e ambientalmente sustentáveis. Muitos também demonstraram orgulho pela tecnologia desenvolvida por cientistas brasileiros.

Às 18h30, a publicação na página da Coppe registrava 8.379 curtidas, 4.993 compartilhamentos, 1.322 comentários, 523.220 pessoas alcançadas pela publicação.

Tila Britto Nos levanta a autoestima qdo lemos algo assim!

Daniel Freitas Orgulho da minha universidade Luciana Matheus

Regina Cohen GENIAL Maria Lucia Moraes! Estas pesquisas e criações, afagam um pouco a nossa alma tão cansada deste Brasil enlameado. Tinha que ser na COPPE/UFRJ.

Maria Lucia Moraes Regina Cohen olha a altura e as portas!! É possível, é NOSSO, é INOVADOR!!!

Denise Travassos Olha que maravilha Monique Telo, e é totalmente brazuca. Tem muita gente boa nessa terra. Precisam ser valorizados para que aqui permaneçam e desenvolvam seus projetos espetaculares!

Ercilia Grossi Mais uma vez temos que agradecer ao Professor Alberto Coimbra, fundador da Coppe UFRJ.

Ricardo Caldeira de Oliveira Parabéns! Quando entrei na faculdade, escutava sobre o desenvolvimento dessa tecnologia e achava super interessante! Muito legal ver o suor dessa galera criativa se tornando algo real!

Veja mais no Facebook da Coppe.