Coppe apoiará Capes na discussão de novos parâmetros de avaliação
Planeta COPPE / Notícias
Data: 06/10/2015
Em visita à Coppe/UFRJ, segunda-feira, 5 de outubro, o diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Arlindo Philippi Jr, solicitou o apoio da Coppe para aprimorar e desenvolver novos parâmetros para avaliação dos programas de pós-graduação. O pedido foi feito em reunião entre Arlindo Philippi Jr, diretores, coordenadores de programa e professores da Coppe, realizada no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ.
O diretor de Avaliação da Capes participou do encontro acompanhado pelo coordenador da área Engenharias III da Capes, professor Helcio Rangel Orlande (Coppe/UFRJ); pelo coordenador da área Ciência da Computação, professor Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS); e pelo coordenador adjunto da área Engenharias II, professor Luiz Antonio Pessan (UFSCar). O grupo foi recebido pelo pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ, professor Ivan da Costa Marques; pelo diretor da Coppe, professor Edson Watanabe; pelo vice-diretor, professor Romildo Toledo; pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Fernando Rochinha; e pelo presidente do Conselho Deliberativo da Coppe, professor Antonio MacDowell de Figueiredo.
O professor Arlindo Philippi Jr. afirmou que espera contar com o apoio da Coppe na discussão de novos parâmetros de avaliação. “Gostaria muito de ter a Coppe como um interlocutor mais privilegiado. Por se tratar de uma casa voltada ao ensino da engenharia, matemática e computação, a Coppe poderia nos ajudar no desenvolvimento de alguns desses indicadores discutidos aqui nesta reunião”, disse. Posteriormente, os indicadores serão validados pela comunidade acadêmica.
Segundo o diretor de Avaliação da Capes, foi de suma importância ouvir as contribuições dos coordenadores de programas para o aperfeiçoamento do processo de avaliação dos cursos de pós-graduação. “Considero reuniões desse tipo de extrema valia para o sistema. Vivenciar com os coordenadores de programa e com uma administração que se preocupa com esse conjunto, se torna de alta necessidade para nós e poderá contribuir para aperfeiçoarmos o nosso sistema. O resultado desta reunião terá desdobramentos. Porque boas sugestões foram colocadas, além do próprio convite feito à Coppe para ser um interlocutor mais próximo, no sentido de avançarmos em algumas das questões que aqui foram colocadas”, afirmou.
Além do desenvolvimento de indicadores de avaliação, foram discutidos na reunião temas como: as plataformas Sucupira e Lattes, os grupos de trabalho da Capes, e quesitos de avaliação, como produção intelectual e inserção social.
Cerca de 50 pessoas, entre coordenadores de programa e professores, prestigiaram a reunião, realizada no auditório da Coppe, no Bloco G do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. O grupo participou ativamente do evento formulando uma série de perguntas e sugestões aos representantes da Capes.
O diretor da Coppe, Edson Watanabe, destacou a importância da troca de informações para a modernização do processo de avaliação dos programas. “Durante a reunião, nossos professores apresentaram contribuições bastante interessantes e também houve uma grande receptividade por parte do diretor de Avaliação da Capes. Pode ser que seja um caminho para começarmos a remodelar o sistema”, explicou o professor Edson Watanabe.
Segundo o diretor de Avaliação da Capes, até o fim de 2015 será apresentado um primeiro relatório da Agenda Nacional de Pesquisa e Pós-graduação. O documento trará a indicação das principais áreas do conhecimento, que a comunidade de pós-graduação e pesquisa entende como relevantes para serem desenvolvidas no Brasil. “A partir dela, vamos encaminhar as propostas a todas as universidades para que sejam apreciadas. E a partir daí, com o retorno delas, tentaremos fechar até o final do ano que vem essa agenda que duraria até 2024”, explicou Arlindo Philippi Jr.
No período da tarde, os coordenadores de área da Capes participaram de reuniões específicas com os coordenadores de programas e professores das respectivas áreas. Estão previstas outras reuniões entre a Coppe e representantes da Capes. Os coordenadores das áreas de Engenharias I e IV, que não puderam participar da visita de hoje, já adiantaram a intenção de marcar novos encontros.