Giordano Bruno é tema de palestra na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 04/03/2016

“Cosmologia, filosofia e literatura em Giordano Bruno” foi o tema da palestra que o filósofo e matemático italiano, Nuccio Ordine, proferiu na Coppe/UFRJ, no dia 3 de março. Um dos maiores estudiosos contemporâneos sobre a Renascença e professor da Universidade da Calábria (Itália), Ordine discursou sobre a obra do filósofo Giordano Bruno (1548-1600), que julgado pela inquisição pagou com a vida por uma conclusão que hoje é praticamente um consenso no mundo científico : a infinitude do universo.

Após a conferência, Ordine autografou o seu livro mais recente, intitulado “A utilidade do inútil – um manifesto”, no qual o autor reflete sobre os saberes considerados “inúteis”, segundo ele indispensáveis para o crescimento da humanidade. A obra traz ainda um ensaio do educador norte-americano Abraham Flexner, editado em português pela primeira vez.

Numa época onde cortes no orçamento de cultura, privatização de pesquisas e fechamento de livrarias são questões frequentes em diversos países, a obra é considerada pela crítica um rico material para reflexão sobre o valor da arte, da poesia, da curiosidade e dos saberes sem aplicações práticas ou usos comerciais.

Sobre o palestrante

Nuccio Ordine é professor de literatura italiana na Universidade da Calábria, e atua como membro ou professor visitante em diversas universidades e institutos de pesquisa de prestígio nos EUA e na Europa.

Com livros traduzidos para mais de 15 idiomas, Ordine dirige coleções de clássicos na Itália e na França e colabora com o jornal Corriere della Sera. Acerca da obra de Giordano Bruno, escreveu A cabala do asno(2006) e O umbral da sombra(2009).

Sobre Giordano Bruno

Intelectual de vanguarda, celebrado sobretudo por sua teorias cosmológicas, Giordano foi além do modelo proposto por Copérnico ao defender que o Universo é infinito, que as estrelas eram corpos celestes semelhantes ao Sol, apenas mais distantes, e cercados por seus próprios planetas, os quais poderiam abrigar organismos vivos (tese conhecida como pluralismo cósmico).

Suas ideias acerca da relatividade anteciparam às de Galileu, ao concluir que em um universo infinito, qualquer perspectiva de qualquer objeto é relativa à posição do observador. Giordano Bruno defendeu ainda – em obras como Acerca do Infinito, o Universo e os Mundos e Causa, Princípio e Unidade – que a natureza infinita do universo seria uma derivação lógica da infinitude de Deus, e que todas coisas traziam em si a “Alma do Mundo”, por minúsculas que pudessem sair trariam em si a essência da totalidade.

Frade da ordem dominicana, Giordano foi vítima de um longo julgamento (oito anos) pela Inquisição, por sustentar ideias consideradas (à época) contrárias à fé católica, sendo sentenciado à morte na fogueira.

“Porque há um único espaço em geral, uma única vasta imensidão que podemos livremente chamar de vácuo; Nele inúmeros globos como este em que vivemos e crescemos. Este espaço declaramos ser infinito, uma vez que nem a razão, conveniência, possibilidade, senso de percepção, nem a natureza atribui a ela um limite. Nele contém uma infinidade de mundos do mesmo tipo que o nosso” (Giordano Bruno, em Acerca do Infinito, o Universo e os Mundos)

“A utilidade do inútil – um manifesto”

No livro, o autor mostra como a lógica utilitarista põe em perigo não só a cultura, a criatividade e as instituições de ensino, mas valores fundamentais como a dignidade humana, o amor e a verdade.

Na visão do autor, útil é tudo aquilo que favoreça uma vida mais plena e um mundo melhor. No livro, ele mostra como a lógica utilitarista põe em perigo não só a cultura, a criatividade e as instituições de ensino, mas valores fundamentais como a dignidade humana, o amor e a verdade. Numa época onde cortes no orçamento de cultura, privatização de pesquisas e fechamento de livrarias são questões frequentes em diversos países, a obra estimula a reflexão em relação ao valor da arte, da poesia, da curiosidade e dos saberes sem aplicações práticas ou usos comerciais.