Professor da Coppe profere Conferência Coulomb em Paris

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 13/07/2015

“Melhoria de solos compreensíveis: estudos em verdadeira grandeza, modelagens numérica e física” foi o tema da conferência proferida pelo professor Marcio de Souza Soares de Almeida, do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ, dia 15 de junho, em Paris, durante a tradicional Conferência Coulomb. Marcio de Almeida foi o primeiro não-europeu convidado à ministrar conferência no evento, que fez parte da programação da Assembleia Geral 2015 do Comitê Francês de Mecânica dos Solos e Geotecnia (CFMS). Veja o link da conferência:

Promovida pelo Comitê Francês de Mecânica dos Solos e Geotecnia, a Conferência Coulomb é uma homenagem a Charles Auguste Coulomb (1736-1806), um dos precursores dos estudos de mecânica dos solos.

Marcio Almeida apresentou em sua palestra uma série de tecnologias introduzidas recentemente no país em obras sobre solos moles visando controlar a estabilidade e deformações excessivas nestas obras. Algumas tecnologias foram adaptadas para uso no Brasil, que possui várias áreas de solo mole. Também falou sobre a tecnologia de colunas e estacas com solo-cimento, que mistura cimento com solo mole por intermédio de injeção in situ, utilizada pela primeira vez no Brasil na obra do terminal de cargas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Essa mesma técnica já está sendo usada no Rio de Janeiro, na obra do BRT Transbrasil. Ela está sendo aplicada nos trechos onde o solo é menos resistente, como na Avenida Brasil, na altura dos bairros do Caju e de Manguinhos.

A troca de conhecimento entre universidade e indústria também foi destacada pelo professor da Coppe. Marcio Almeida citou como exemplo o convênio com a Tyssenkrupp, durante a construção da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que resultou em duas teses de doutorado, uma delas já defendida, e em duas dissertações de mestrado.

Contribuições acadêmicas

Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor Marcio Almeida tem dado importantes contribuições à área, algumas delas registradas no livro “Design And Performance of Embankments on Very Soft Soils” lançado em 2013 pela CRC Press, do grupo editorial londrino Taylor & Francis.

A obra tem coautoria da professora Maria Esther Soares Marques, do Instituto Militar de Engenharia (IME). Trata-se de uma versão revisada e ampliada de “Aterro sobre solos moles – Projeto e desempenho”, lançado pelos professores em 2010, que se encontra em sua segunda edição.

Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ em 1974, Marcio Almeida concluiu mestrado na Coppe/UFRJ em 1977, ano em que ingressou nos quadros da instituição. É doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Cambridge (1984). Desde 1994 é professor titular da Coppe/UFRJ, onde já orientou mais de 70 dissertações e mestrado e teses de doutorado. Conquistou dois prêmios da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS): José Machado (1992) e Terzaghi (1998). É Pesquisador IA do CNPq. Foi coordenador do Programa de Engenharia Civil e da Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental da Coppe. Coordena, desde 1998, o MBE “Pós-Graduação em Meio Ambiente” da Coppe.