Petrobras homenageia professor da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 02/10/2014

Professor Parente. Este é o nome de batismo de um dos dois instrumentos de medição de parâmetros oceanográficos, conhecidos como waveglider, que faz parte de um programa recém-lançado pela Petrobras, dia 22 de setembro. O nome do instrumento é uma homenagem da empresa ao professor Carlos Eduardo Parente Ribeiro, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, pela expressiva contribuição prestada há 50 anos para o desenvolvimento da oceanografia nacional.

No programa lançado pela Petrobras serão utilizados quatro gliders: denominação dada a instrumentos autônomos que se deslocam pela água, realizando medições, cujos dados são enviados, simultaneamente, via satélite, para a terra. Dois destes instrumentos são do tipo waveglider, que se locomovem na superfície do mar usando a energia das ondas para a propulsão. Cada um dos quatro gliders foi batizado pela empresa com o nome de um importante pesquisador brasileiro.

Sobre o homenageado

Carlos Parente nasceu em 1938, em Salvador. Iniciou sua carreira científica no Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM), em 1967, e ingressou na Coppe como docente em 1985. Na Marinha Parente já desenvolvia instrumentos oceanográficos como o medidor de ondas, denominado wavestaff, adquirido pela Coppe e utilizado pela Petrobras na plataforma do campus de Enchova, ainda em 1985, para fazer o primeiro levantamento de ondas na Bacia de Campos. Os dados obtidos por este equipamento tornaram possível estudar o clima das ondas, o que facilitou muitas operações nesta região.

Como professor da Coppe, Carlos Parente criou o Laboratório de Instrumentação Oceanográfica, em 1990, onde desenvolveu a maior parte de suas pesquisas e outros equipamentos voltados para o setor. Orientou mais de 60 alunos de doutorado e mestrado, entre eles Nelson Violante, que é professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe desde 2011.