Maglev 2014: Levitação magnética no transporte e em elevadores

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Data: 01/10/2014

O presente e o futuro das aplicações da levitação magnética foram apresentadas lado a lado no segundo dia de palestras da 22ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Levitação Magnética e Motores Lineares – Maglev 2014, nesta terça-feira, 30 de setembro. As sessões de palestras foram iniciadas pelo professor da Universidade de Tóquio, Hiroyuki Ohsaki, que falou sobre o sistema de trens Maglev já em funcionamento no Japão. Na sequência, o pesquisador Rüdiger Appunn, do Institute of Electrical Machines (IEM), da Alemanha, apresentou futuras novas aplicações da tecnologia de levitação como, por exemplo, em sistemas de elevadores de alta velocidade para instalação em arranha-céus.

As tecnologias de levitação magnética adotadas no Japão, as perspectivas de utilização comercial para os próximos anos e um histórico do processo de pesquisa e desenvolvimento na área de supercondutividade no país foram alguns dos tópicos abordados pelo professor da Universidade de Tóquio, Hiroyuki Ohsaki, falou sobre os testes executados na linha de teste de Yamanashi, com extensão de 18,4 km, que somaram 874 mil quilômetros percorridos entre 1997 e 2011. Em 2013, as instalações foram remodeladas e a linha ampliada para 42,8 km.

Hiroyuki Ohsaki falou sobre o sistema de trens Maglev já em funcionamento no Japão.

Segundo Hiroyuki Ohsaki, a expectativa é que o serviço comercial entre Tóquio e Nagoya seja inaugurado em 2027 e o serviço entre Tóquio e Osaka está previsto para começar a operar até 2045.

O Maglev japonês é um sistema de transporte de super-alta velocidade, que chega a 505 km/h, com base na suspensão eletrodinâmica (EDS) e no synchronous motor linear (LSM) de propulsão. “O estudo dos supercondutores Maglev começou em 1970 e desde 1977 vários veículos Maglev foram testados no centro de testes Maglev de Miyazaki”, explicou Ohsaki.

A segunda conferência da manhã de terça-feira, sob o título “Sistemas modernos de elevadores de alta velocidade para arranha-céus”, foi apresentada por Rüdiger Appunn. O pesquisador alemão substituiu o professor Kay Hameyer,diretor do IEM, que teve um problema de saúde às vésperas da conferência e não pode vir ao Brasil participar do evento.

Rüdiger Appunn apresentou futuras novas aplicações da tecnologia de levitação.

A tecnologia Maglev, que até então tem sido utilizada com sucesso no Japão e na China em trens de alta velocidade entre cidades e com velocidades mais baixas em trajetos urbanos, deverá, de acordo com Rüdiger Appunn,ser aplicada também na propulsão de elevadores de edifícios com muitos andares. Essa nova aplicação tem sido objeto de estudo de pesquisadores da Alemanha.

A 22ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Levitação Magnética e Motores Lineares – Maglev 2014 é patrocinada pelas seguintes instituições e empresas:BNDES, GE, Vale, Akzo Nobel, OAS, Vallourec, CNPq, Capes e Faperj.

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