Acordo estende atividades do Centro China-Brasil

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 23/05/2014

A Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua assinaram, dia 26 de maio, em Pequim, acordo para extensão das atividades do Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia até 2017. Criado em 2009, o Centro China-Brasil vem desenvolvendo projetos em colaboração nas áreas de energias renováveis, mudanças climáticas e sustentabilidade urbana.

Após a cerimônia de assinatura do termo de extensão das atividades do Centro, que contou com as presenças de representantes da Coppe, da Universidade de Tsinghua, e dos governos brasileiro e chinês, foi realizado um workshop para apresentar o andamento dos projetos desenvolvidos em parceria. Também foi realizada visita à unidade de biocombustíveis da universidade chinesa. A Coppe foi representada pelo seu diretor, professor Luiz Pinguelli Rosa, e pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Romildo Toledo, além de professores e pesquisadores ligados aos projetos.

“Com a assinatura desse acordo de renovação, a Coppe e a Universidade de Tsinghua poderão dar continuidade à colaboração que vem ocorrendo nos últimos anos e poderão ampliar ainda mais o leque de projetos a serem desenvolvidos. Isso representa uma ampla troca de conhecimento entre o Brasil e a China em diferentes segmentos do setor tecnológico”, destacou o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa.

Nos primeiros cinco anos de atividade, o Centro contou com investimento dos governos do Brasil e da China, de cerca de R$ 3,4 milhões, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e do MCT chinês. Ao longo desse período foram desenvolvidas pesquisas em energia eólica, biocombustíveis, captura e armazenamento de carbono, tecnologias para produção de petróleo em águas profundas. Também foi desenvolvido um estudo sobre competitividade da indústria chinesa, encomendado à Coppe pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do Brasil. O Centro promove ainda intercâmbio acadêmico para engenheiros, que contempla o envio de estudantes chineses à Coppe e brasileiros a Tsinghua.

“É muito importante para o Brasil e para a China estender as atividades do Centro, pois isso vai permitir a continuidade da troca de expertise entre os grupos de pesquisa das duas universidades nas áreas de energia, sustentabilidade urbana e mudanças climáticas”, afirmou o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, professor Romildo Toledo.

Cooperação tecnológica e acadêmica

O Centro China-Brasil é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro está sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim, e mantém representações na China e na sede da Coppe, no Rio de Janeiro. Possui um Conselho Executivo formado por representantes dos dois países: pelo Brasil, o Centro é presidido pelo professor Luiz Pinguelli Rosa e pela China pelo professor He Jiankun. Os diretores do Centro China-Brasil são os professores Romildo Toledo e Liu Dehua, da Universidade de Tsinghua.

Atualmente, o Centro China Brasil vem desenvolvendo projetos nas áreas de produção de biodiesel; de sustentabilidade urbana, do qual participam também pesquisadores da Universidade de Virgínia; energia eólica e aquecimento solar térmico. A Coppe e a Universidade de Tsinghua, que já desenvolvem projetos de ônibus híbridos movidos a hidrogênio e outras fontes, estão iniciando uma cooperação também nessa área.