Diretor do Google-Brasil fala sobre desafio e sucesso de startups

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 14/03/2014

O que há em comum entre empresas de sucesso como Microsoft, Hewlet-Packard, Google e Facebook? “Todas foram criadas por empreendedores que combinaram uma ideia inovadora, um projeto bem estruturado e uma grande paixão pelo que estavam fazendo”. Foi dessa forma que o diretor de Engenharia do Google-Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, definiu os grandes cases mundiais de sucesso em sua palestra The Making of a Startup Company – Challenges, Successes & Failures proferida, na Coppe, dia 14 de março.

Promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) , o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2).

Investigando as razões que levaram startups ao sucesso, Berthier Ribeiro-Neto encontrou fatores como boas ideias, a existência de um ideal, protótipos de produtos e a presença da paixão. “Todas começaram com um protótipo e uma grande paixão”, explica Ribeiro-Neto que é também professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O espírito empreendedor também não pode ser esquecido. “Sem um empreendedor nada acontece”, destaca.

Para falar sobre as perspectivas de sucesso das startups e os desafios a serem enfrentados pelos criadores das empresas nascentes de base tecnológica, Berthier deu como exemplo a Akwan Information Technologies, empresa de serviços de busca na internet criada por ele e outros professores e alunos da UFMG, em 2000. Sem saber onde poderiam chegar e se o empreendimento sobreviveria às dificuldades, o grupo persistiu e investiu recursos próprios para manter a empresa, que se fortaleceu a ponto de ser comprada pelo Google em 2005. A Akwan deu origem ao Centro de Engenharia do Google, um dos poucos que a empresa mantém no mundo e único na América Latina. O Centro é dirigido ainda hoje por Ribeiro-Neto.

O aprendizado é o maior valor da jornada de um empreendedor

Como não há uma receita que garanta às startups um lugar na galeria das empresas que se transformaram em grandes sucessos, o diretor de Engenharia do Google-Brasil afirma que os profissionais de perfil empreendedor não devem ter medo. “Se não tivesse dado em nada, o valor maior da jornada teria sido o aprendizado”, ensina Berthier , co-autor de um livro de referência na área de recuperação da informação adotado por mais de 100 universidades de todo o mundo. Lançado em 1999, “Modern Information Retrieval” ganhou uma segunda edição, atualizada, em 2011. A obra foi escrita em conjunto com o professor Ricardo Baeza-Yates, hoje vice-presidente da Yahoo.

Respondendo às muitas perguntas feitas pela plateia ao final da palestra, o executivo falou sobre os desafios que os jovens empreendedores têm de enfrentar, como conciliar o curso de pós-graduação e criar uma startup, e como manter a empresa financeiramente viva nos momentos iniciais até que os resultados comecem a aparecer. Berthier ratificou a aposta que o Google vem fazendo nos jovens engenheiros brasileiros. O Centro de Engenharia da empresa no Brasil conta com 100 engenheiros e continua a contratar profissionais com graduação e pós-graduação.

Segundo o professor Edmundo de Souza e Silva, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, que convidou o professor Berthier para a palestra, o Google-Brasil financia atualmente cinco projetos em universidades brasileiras. Um deles, desenvolvido na Coppe/UFRJ, é destinado à criação de sistema de recomendação inteligente para vídeo aulas.