Coppe receberá 700 novos alunos com programação especial

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Nanotecnologia / Engenharia Química / Institucional Coppe / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 20/02/2014

A Coppe/UFRJ preparou uma programação especial para receber os 700 novos alunos que ingressarão na instituição esse ano. O programa do tradicional evento de boas-vindas, que ocorrerá dia 10 de março, a partir das 8h40, tem este ano uma novidade: o debate A Coppe em cinco décadas: desafios do passado e do futuro, com a participação especial do fundador da instituição, professor Alberto Luiz Coimbra. A cerimônia será realizada no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária.

A mesa de debate, coordenada pelo diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, também contará com a participação dos professores da instituição Romildo Toledo, diretor de Tecnologia e Inovação; Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química; Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil; e Alexandre Szklo, do Programa de Planejamento Energético.

Entre os novos alunos, destacam-se aqueles que farão parte das primeiras turmas de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia de Nanotecnologia (Pent), o 13º programa da Coppe e primeiro do país na área de engenharia. Criado em 2013, durante a comemoração dos 50 anos da instituição, o Programa já inicia com conceito 5, a avaliação máxima da Capes para um programa iniciante.

Excelência acadêmica e interação com empresas

A Coppe já formou mais de 13 mil mestres e doutores. O padrão de excelência da instituição se reflete na produção acadêmica: cerca de 200 teses de doutorado e 300 dissertações de mestrado são defendidas anualmente. Seus pesquisadores publicam por ano, em média, 2 mil artigos científicos em revistas e congressos, nacionais e internacionais.

Pioneira no país na interação universidade e empresa, a Coppe oferece a seus alunos a oportunidade de participar de pesquisas de ponta e de projetos de pesquisa em parceria com empresas que resultam em soluções tecnológicas, benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento do país. Também possibilita participar de projetos desenvolvidos em conjunto com instituições de pesquisa sediadas em outros países, como o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, uma parceria da Coppe com a Universidade de Tsinghua – principal universidade chinesa na área de engenharia. Sediado em Pequim, o Centro estimula a cooperação entre instituições de pesquisa e empresas brasileiras e chinesas potencialmente interessadas no desenvolvimento conjunto de novas tecnologias.