Debate sobre futuro da engenharia encerrou ciclo de palestras

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 13/12/2013

Uma apresentação sobre o futuro da engenharia no Brasil, feita pelo professor Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, seguida de debate com o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, encerrou, no dia 10 de dezembro, o ciclo de palestras Engenharia para Poetas. A série de encontros, realizada sempre às terças-feiras, desde o dia 29 de outubro, no auditório da Casa da Ciência, em Botafogo, reuniu professores de diferentes áreas para conversar com o público, com uma linguagem bem acessível, sobre os principais temas relacionados à engenharia.

Engenheiro civil, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor da Coppe nos anos 1990, Luiz Bevilacqua abordou, entre outros tópicos, questões como o papel do estado no desenvolvimento industrial e as condições necessárias para o fortalecimento da engenharia nacional.

Na parte final da palestra, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, fez uma série de considerações acerca dos temas destacados por Bevilacqua. Os dois conversaram com a plateia, sobre questões relativas à engenharia feita no Brasil, incluindo a participação do governo e a formação de novos profissionais.

Promovido pela Casa da Ciência da UFRJ e pela Coppe, com apoio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o ciclo Engenharia para Poetas fez parte das comemorações pelos 50 anos da Coppe, comemorados ao longo de 2013. As palestras reuniram um público qualificado na Casa da Ciência. Professores, pesquisadores, estudantes e interessados pela engenharia participaram ativamente dos nove encontros, realizados sempre no horário das 18h30 às 20h, com entrada franca.

Saiba mais no Planeta Coppe