Joyce e Menescal encerram com belo show o Quintas Musicais do ano

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 06/12/2013

Mais de 200 pessoas curtiram o som de Joyce Moreno e Roberto Menescal, que se apresentaram na última edição de 2013 do projeto Quintas Musicais Coppe 50 anos. Aplaudido do início ao fim, o show realizado dia 5 de dezembro, no Centro de Tecnologia da UFRJ, celebrou o centenário de Vinícius de Moraes. Canções como Chega de saudade, Só danço samba e Eu sei que vou te amar, composta por Vinícius e Tom Jobim, foram cantadas por Joyce com a colaboração de um entrosado coral formado pela plateia.

O show foi iniciado com os clássicos “A Felicidade” e “Ela é Carioca”. No intervalo entre as 15 músicas cantadas, houve momentos de conversas descontraídas entre Joyce e Menescal, nas quais eles relembraram momentos da vida de Vinícius de Moraes e algumas de suas características. A dupla registrou ter o poeta – um dos pioneiros da bossa nova – como um pai musical e comentou as inúmeras parcerias que Vinícius teve com outros compositores, como Tom Jobim.

Durante o show Joyce e Menescal também revelaram lembranças da convivência que tiveram com Vinícius. Sobre a música “Sabe Você”, por exemplo, a quarta tocada no show, Menescal contou que ao escrever a letra Vinícius imaginou o amor de um mendigo poeta por uma menina rica de Ipanema. Na história do poeta o mendigo vivia no meio de ladrões, fato que pode ser visualizado ao final da música: “…Você pode ser ladrão quando quiser / Mas não rouba o coração de uma mulher / Você não tem alegria, nunca fez uma canção / Por isso a minha poesia, ah, ah, você não rouba não”.

Quintas Musicais retorna em março de 2014

O show de Joyce e Menescal encerrou a temporada de 2013 do Projeto Quintas Musicais Coppe 50 anos. O evento voltará em março de 2014, com novas atrações, levando música de qualidade para a comunidade da UFRJ.

O projeto foi lançado no dia 3 de outubro com o cantor e compositor Paulinho Moska, que levou ao auditório do CT cerca de 400 pessoas. Antes do show, a Coppe prestou homenagem ao professor Saul Fuks, falecido em 2012. Ao lado dos professores Estevão Neiva de Medeiros, falecido em 2008, e Mário Jorge de Oliveira, seus colegas da Engenharia de Produção, Fuks foi o responsável pela criação e promoção das Quintas Musicais, uma das mais bem sucedidas iniciativas culturais realizadas na Universidade, que durante 16 anos levou música de qualidade aos palcos da UFRJ.

Já na segunda edição, dia 14 de novembro, o show da banda de pop rock Eu & Eles contou com a presença especial de um grupo de 140 adolescentes, alunos da Escola Municipal Coelho Neto, de Ricardo Albuquerque, que fizeram uma verdadeira festa do auditório do CT. A participação dos alunos é fruto do trabalho social que o professor da Coppe Fernando Ribeiro realiza, unindo educação musical e ciência. Antes de assistirem o show da Eu & Eles, os alunos visitaram o Espaço Coppe, onde ficaram deslumbrados com as demonstrações das tecnologias empregadas no trem de levitação magnética (Maglev-Cobra) e com o comportamento das cargas elétricas (eletrostática).