Setor Portuário Ganha o Primeiro Centro Internacional de Referência

Planeta COPPE / IVIG / Notícias

Data: 04/12/2013

O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig) da Coppe/UFRJ e a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) lançam, dia 5 de dezembro, às 9 horas, o Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade (CIRPS), na sede do Itamaraty em Brasília. O objetivo do centro é promover a temática de sustentabilidade dos portos e suas correlações com a sociedade e o meio ambiente. Também tem a missão de gerar, organizar e disseminar informações científicas tecnológicas de qualidade e excelência. O evento será realizado no Auditório Wladimir Murtinho do Ministério das Relações Exteriores, no Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Bloco H – Brasília/DF.

O lançamento será realizado durante o seminário Portos e Sustentabilidade, que contará com a participação do diretor do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da SEP, Antônio Maurício Ferreira Netto; do Diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da SEP, Luís Claudio Santana Montenegro; do coordenador executivo do Ivig/Coppe, Marcos Freitas; do pesquisador do Ivig/Coppe, Aurélio Murta; do representante da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Alexandre Leal; e do criador da Janela Unica Portuária (JUP) de Portugal, José Canão, entre outros. A JUP é uma plataforma atualmente utilizada por todas as autoridades e agentes econômicos, e integrada de forma eletrônica com as plataformas da Alfândega, com a Base de Dados Nacional de Navegação Marítima e com o sistema SafeSeaNet da EMSA.

Na oportunidade, a SEP entregará ao Ministério de Meio Ambiente/Ibama o Banco de Dados Georreferenciado de Qualidade dos Sedimentos de Dragagem de 18 portos brasileiros: Sistema de Monitoramento Ambiental Portuário (MoniPort), que foi produzido pelo Ivig e contribuiu para a revisão da Resolução CONAMA nº 344/04, em 2012. Também durante o evento, Carina Reverter Sanchez, da empresa Tradebe, apresentará os resíduos típicos de portos na Europa e sua forma de tratamento.

O seminário também abrigará a reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), que vai debater a implementação do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Transporte, trazendo ao centro do debate a importância do Setor Portuário no Transporte Nacional. O encontro contará com a participação do secretário Executivo do Fórum e diretor da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa; do secretário da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Augusto Klink, entre outros.

Programação

8h30 – Credenciamento e Café de Boas Vindas

9h – Abertura: Lançamento do Centro Internacional de Referência de Portos e Sustentabilidade

Secretaria de Portos da Presidência da República

Ministério das Relações Exteriores

Ministério do Meio Ambiente

FBMC

Ivig/Coppe/UFRJ

10h – Mesa Redonda: Sustentabilidade Global – Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Transporte e a Relevância do Setor Portuário

11h30 – Mesa FBMC: As Negociações Internacionais sobre Mudança do Clima a Luz dos Resultados da COP-19

13h – Almoço

14h – Mesa Redonda: Boas Práticas Portuárias em Resíduos e Efluentes

15h30 – Mesa Redonda: Portos, Informação e Sustentabilidade

17h – Encerramento