Coppe celebra seus 50 anos

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 27/11/2013

Diante da baía de Guanabara, no Pier Mauá, a solenidade comemorativa do cinquentenário da Coppe promete marcar a história da instituição, que é hoje o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina. A cerimônia acontece no dia 28 de novembro, a partir das 17h30, na Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá.

A Coppe homenageará nesta cerimônia aqueles que ajudaram a construir a sua história, com destaque para o seu fundador, Alberto Luiz Galvão Coimbra. Ex-diretores da instituição, professores, alunos e funcionários dos 12 programas da Coppe, além da Fundação Coppetec, receberão a homenagem Coppe 50 anos. Dos 14 alunos homenageados, dois são ex-alunos vencedores do Grande Prêmio Capes de Teses, nos anos 2006 e 2010.

Na categoria empresas parceiras, receberão a homenagem Coppe 50 anos Petrobras, Furnas e Oxiteno e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como instituições parceiras, serão homenageadas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seccional do Rio de Janeiro), a Incubadora de Empresas da Coppe e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) .

A Coppe também prestará homenagem a personalidades cuja obra e atuação refletem a cultura e a identidade do povo brasileiro. São eles o jornalista Janio de Freitas, o cineasta Silvio Tendler, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e o ex-reitor da UFRJ Carlos Lessa. O carnavalesco Fernando Pamplona, o sociólogo Darcy Ribeiro e o ex-presidente João Goulart também serão homenageados in memoriam na solenidade.

Conheça os homenageados na solenidade dos 50 anos da Coppe
.

Eventos marcam o cinqüentenário

A cerimônia dos 50 anos da Coppe é o ponto mais alto de um calendário comemorativo que foi iniciado em 31 de janeiro de 2013, com a participação da ala “Coppe 50 Anos” no bloco da Finep “Inova que eu gosto”, que levou às ruas do Flamengo professores, alunos e funcionários da Coppe e da Fundação Coppetec. Coincidentemente, a Coppe também foi criada sob o clima de carnaval, no dia 1º de março de 1963.

Em seguida, vieram outros eventos com a inauguração dos laboratórios do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF), em março, a comemoração dos dez anos do LabOceno, em abril, e a aula inaugural proferida pela presidente da Petrobras, Graça Foster, em maio. Desde abril, o Ciclo de Conferências Coppe 50 anos tem levado ao auditório da instituição palestrantes de empresas e instituições como Petrobras, GE, Braskem e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Outro evento lançado em comemoração aos 50 anos da Coppe é a série Engenharia para Poetas, que promove na Casa da Ciência encontros sobre grandes temas e desafios da engenharia atual. Também foi lançado em outubro, com o cantor e compositor Paulinho Moska, o Projeto Quintas Musicais Coppe 50 Anos, que reúne artistas músicos consagrados e “pratas da casa” em shows no Bloco A. Na ocasião foi homenageado o professor Saul Fuks, falecido em 2012, por sua determinação em realizar ao longo de 16 anos o projeto Quintas Musicais, um dos mais importantes e duradouros eventos culturais já realizados na universidade.

Ao lado dos professores Estevão Neiva de Medeiros, falecido em 2008, e Mário Jorge de Oliveira, Saul Fuks idealizou e promoveu o projeto na UFRJ, de 1984 a 1999, com a participação de nomes como João Bosco, Luiz Gonzaga, Paulo Moura, Sebastião Tapajós, Nelson Freire, Turíbio Santos, João Donato, Lecy Brandão, Joyce, entre muitos outros.

Um destaque da programação lançado em outubro desse ano e que será estendido até o ano que vem é o concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão, que premiará as mais belas imagens da Cidade Universitária, sede da Coppe desde 1967. A exposição das fotos premiadas acontecerá em março de 2014, no saguão do Centro de Tecnologia 2 (CT2), quando os autores das fotos receberão seus prêmios.

Até junho de 2014, outros eventos serão realizados para comemorar o cinquentenário da Coppe, como o lançamento da Publicação Coppe 50 anos, em meio impresso e virtual; o lançamento do Selo editorial Coppe 50 Anos e a exposição Exploradores do Conhecimento, que apresentará as contribuições da Coppe para a Ciência e Tecnologia e para o desenvolvimento do país nas últimas cinco décadas.

Acompanhe a programação das comemorações dos 50 anos da Coppe no hotsite 50 anos da Copp