Mulheres na Engenharia é tema de debate nos 50 anos da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / Institucional Coppe / Notícias

Data: 14/10/2013

A Coppe/UFRJ e a Boeing Brasil promovem no dia 30 de outubro o evento Mulheres na Engenharia, com palestras seguidas de debates. Integrando o Ciclo de Conferências Coppe 50 Anos, o evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária, a partir das 9 horas.

No evento serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Trajetória na carreira”, contará com as participações das engenheiras Geraldine Wilmot Spear, gerente sênior de Tecnologia Global na Boeing Pesquisa e Tecnologia (BR&T), e Celina Figueiredo, professora de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, com a mediação do professor Fernando Rochinha, diretor acadêmico da Coppe.

O segundo painel, “Mercado de trabalho no Brasil e no mundo”, será apresentado pela gerente de Projetos da Boeing Pesquisa e Tecnologia, Nirvana Deck , e pela professora Angela Uller, chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A moderação da mesa será feita pela professora Carmen Lucia Tancredo Borges, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

A mesa de abertura contará com a presença do professor Edson Watanabe, vice-diretor da Coppe, e Ana Paula Ferreira, diretora de Comunicação da Boeing no Brasil.

Sobre as palestrantes:

Geraldine Wilmot Spear é gerente sênior de Tecnologia Global na Boeing Pesquisa e Tecnologia (BR&T), divisão de pesquisa da Boeing, localizada em Seattle, Washington, Estados Unidos. Responde pelas regiões América do Norte, América do Sul, Europa, Turquia e Israel. Antes de assumir seu atual cargo, Geraldine gerenciou o Mentor-Protégé, programa de desenvolvimento de fornecedores do Programa C-17 da Boeing Long Beach, trabalhou com pesquisa e desenvolvimento na McDonnell Douglas em Long Beach, na Califórnia, e foi engenheira de produção na Northrop Grumman, em Hawthorne, na Califórnia. Geraldine participa da ONG “Women in Aviation, International” há quinze anos e representa a Boeing Executive Focal junto a essa organização há dez anos.

Nirvana Deck é formada em engenharia pela Washington University. Trabalha na Boeing desde 2004 e atualmente é gerente de projetos na equipe de tecnologia global da Boeing Research and Technology (BR&T). Seu trabalho é apoiar os planos de desenvolvimento e implementação, a fim de estabelecer uma presença formal de pesquisa no Brasil. Isso inclui auxiliar na avaliação das universidades, parceiros industriais e instituições a serem selecionados para projetos estratégicos. Antes de sua atuação no BR&T, Nirvana foi gerente de fornecedores do programa F/A-18, responsável pela gestão técnica, entrega contratual, e desempenho de qualidade de vários fornecedores.

Celina Miraglia Herrera de Figueiredo é professora titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, Celina Figueiredo é a primeira e única mulher professora titular na Coppe, dentre 320 professores doutores distribuídos em 12 programas de pós-graduação. Em 2006, foi o primeira mulher a receber o Prêmio Giulio Massarani de Mérito Acadêmico da Coppe. Ingressou na Coppe em 1991 e atualmente coordena o Núcleo de Excelência em Algoritmos Randomizados, Quânticos, e Aproximativos: Projeto, Análise e Implementação de Soluções Eficientes para problemas Combinatórios Fundamentais. É pesquisadora na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, e lidera o grupo de algoritmos e combinatória da Coppe, atuando principalmente em teoria dos grafos, algoritmos e complexidade computacional.

Angela Uller, engenheira química formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi a única mulher a dirigir a Coppe/UFRJ, entre os anos de 2003 a 2006. Tem com alvo de sua pesquisa o estudo dos processos orgânicos visando sua aplicação em produtos naturais, petróleo e gás, etanol e biodiesel. Tem também experiência em gestão universitária por ter estado na diretoria da Coppe/UFRJ e da Fundação Coppetec de 1990 a 2007, em gestão de projetos com empresas, em gestão da inovação e em política de CT&I, pela participação em conselhos de vários órgãos governamentais federais e estaduais, tais como Conselho Deliberativo do CNPq, Conselho de Administração do CGEE, Conselho Consultivo da Finep e Conselho Superior da Faperj. Foi pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ, na gestão do Professor Aloísio Teixeira, e hoje é chefe de gabinete da Reitoria da UFRJ.