Cinquentenário da Coppe marca a abertura da JIC-CT 2013

Planeta COPPE / Notícias

Data: 02/10/2013

A 35ª edição da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica do Centro de Tecnologia (JIC-CT) foi iniciada em clima de comemoração. Os 50 anos da Coppe foi o tema da sessão de abertura do evento, realizada na manhã dessa segunda-feira, 30 de setembro, no auditório da UFRJ, no bloco A, do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária. A JIC-CT 2013 se estende até 4 de outubro e faz parte da programação da 4ª Semana de Integração Acadêmica e da Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac) da UFRJ. Cada Centro promove a sua jornada dentro da Jictac, que é coordenada pela Universidade.

A cerimônia de abertura da Jornada do CT, que reuniu um grande número de alunos de graduação e pós-graduação, contou com a participação do reitor da UFRJ, professor Carlos Antônio Levi da Conceição. A mesa inaugural também contou com as presenças do vice-reitor da Universidade, Antônio Ledo Alves da Cunha; do pró-reitor de Extensão, Pablo Cesar Benetti; da pró-reitora de Graduação, Angela Rocha; da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Debora Foguel; do diretor da Coppe/UFRJ, professor Luiz Pinguelli Rosa; e do professor Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil da Coppe.

Ao falar na abertura do evento, o professor Luiz Pinguelli Rosa fez um pronunciamento de estímulo à ousadia dos estudantes. “Frequentemente aprende-se mais com o fracasso do que com o sucesso. Portanto, ousem e não tenham medo de errar”, disse o diretor da Coppe. Pinguelli também lembrou a necessidade de dinamizar o processo de integração entre a Coppe e a Escola Politécnica, como forma de acelerar a formação de mestres e doutores.

Os 50 anos da Coppe também foi o tema da palestra proferida pelo professor Luiz Bevilacqua. Professor emérito da UFRJ e docente do PEC/Coppe, Bevilacqua falou, entre outros pontos, sobre a construção da tradição da Coppe e recordou os tempos iniciais, em que ele e o falecido professor Giulio Massarani visitaram universidades de vários estados para convidar alunos para fazer pós-graduação na Coppe. Assim como fizera Luiz Pinguelli Rosa, Bevilacqua também homenageou o professor Giulio Massarani, que dá nome à Jornada de Iniciação Científica.

A abertura da programação técnica da JIC-CT 2013 coube à professora Denise Pires de Carvalho, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, que proferiu palestra sobre os avanços no tratamento do câncer. “É importante dar continuidade às pesquisas nessa área”, afirmou Denise de Carvalho. A pesquisadora também deixou mensagem de estímulo aos estudantes. “Sempre digo aos meus alunos de iniciação científica. Esse é o caminho. É assim que se começa”, completou.

A parte cultural da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica foi aberta com o show da Black Bird Band. Confira a programação completa na página do evento em http://www.jic.ct.ufrj.br. Além da 35ª edição da Jornada Giulio Massarani, a 4ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ também abrange o 10º Congresso de Extensão e a 5ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé.