Exposição da Coppe surpreende visitantes da Tecnópolis

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 17/07/2013

Cerca de cem mil pessoas visitaram no último fim de semana a feira Tecnópolis, na Argentina, onde a Coppe apresenta a exposição O Futuro Sustentável – tecnologia e inovação para uma economia verde. Estudantes, engenheiros, professores, profissionais diversos e pessoas das mais variadas nacionalidades surpreenderam-se com o avanço das tecnologias brasileiras, apresentadas pelo maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

A Tecnópolis, uma das mais importantes feiras de tecnologia e inovação da América Latina, foi aberta oficialmente no dia 12 de julho pela presidente argentina Cristina Fernandez de Kirchner e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antonio Raupp, representando a presidente Dilma Roussef. O Brasil foi o primeiro país estrangeiro convidado a participar feira, que é realizada desde 2011. A exposição multimídia da Coppe levou à Tecnópolis seis projetos inovadores destinados à construção de um futuro mais sustentável e menos desigual.

“Essas inovações são fruto do investimento que instituições como a Coppe fazem em pesquisa e principalmente em educação. Estou sempre vendo as inovações brasileiras pela internet\”, disse Lucas Montenegro, engenheiro argentino de 27 anos, que já morou no Brasil e visitou o estande da Coppe neste domingo.”

Uma das atrações da exposição da Coppe que mais chamou a atenção dos visitantes da Tecnópolis foi a instalação multimídia que retrata o funcionamento da Usina de Ondas do Porto de Pecém. “É incrível ver como um recurso tão abundante como as ondas do mar podem servir para gerar energia, um bem tão necessário para o desenvolvimento da humanidade. É a primeira vez que venho à Tecnópolis e estou impressionado com as inovações”, afirmou Ramon Andres Vera, caminhoneiro de 43 anos.

O Maglev-Cobra, trem de levitação magnética da Coppe, também surpreendeu os visitantes. Para o professor de música Eduardo López, de 41 anos, que visitou a feira acompanhado do aluno Ivan e do filho Lucas, uma das maiores vantagens do veículo, além do baixo custo de construção, é a possibilidade de circulação em pontes altas.

“Em Buenos Aires muitos acidentes ocorrem porque os trens atravessam as ruas no mesmo nível de altura dos carros. Seria ótimo ter um meio de transporte desse tipo aqui”, disse.

A cooperação entre Brasil e Argentina também agradou os visitantes da Tecnópolis. Acostumados a pensar no Brasil somente como o clássico rival dentro dos campos de futebol, muitos argentinos se surpreenderam ao constatar que os dois países têm avançado na sua integração, não apenas comercial, mas também nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

“Os dois países podem se ajudar e é bom que os governos da América Latina estejam mais unidos e trabalhando em conjunto. Acho que isso mais cedo ou mais tarde vai render frutos para o bem de todos. Poder fabricar na região toda essa tecnologia, que antes tínhamos que conseguir em outros países, e nem sempre com a melhor qualidade, é muito bom. Existem muitos latino-americanos trabalhando nos Estados Unidos, que são os que acabam inovando. Muito melhor é que trabalhem aqui”, afirmou o professor Eduardo López.

O estande da Coppe também foi visitado por estudantes de outros países, como o paraguaio Denis Armando, de 14 anos, que ficou impressionado com a Usina de Ondas de Pecém. “Excelente ver como os cientistas conseguem sempre nos surpreender com inovações como essa”, disse.

Construída em uma área de 50 mil hectares, na cidade de Villa Martelli, na Grande Buenos Aires, a Tecnópolis 2013 ficará aberta até o dia 3 de novembro. Além da Coppe, a feira conta, no Pavilhão do Brasil, com a presença de outras empresas e instituições, como a Embraer, Braskem, Embratur, Finep, Embrapa e outras.

Entre as principais atrações da Tecnópolis estão um aquário gigante com mais de 50 espécies de peixes do mundo inteiro e uma zona de videogames para jovens e adultos.