Coppe Idea abre seu Ciclo de Diálogos

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Produção / Institucional Coppe / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 03/06/2013

O formato do Ciclo de Diálogos Coppe Idea “Incentivando a Cultura Empreendedora da Coppe/UFRJ” deixou claro o objetivo da iniciativa. De maneira dinâmica, seus organizadores mostraram como pretendem atuar para facilitar a transferência do conhecimento gerado nos laboratórios da instituição para a sociedade. A abertura do ciclo de palestras aconteceu no dia 28 de maio, das 14h30 às 16 horas, no auditório da Coppe no CT1, Cidade Universitária. O próximo encontro já está marcado para o dia 11 de junho, no mesmo local.

Ligado à diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, o Idea (sigla para Inovação, Desenvolvimento, Empreendimentos e Aplicações) acredita que aumentar o número de micro e pequenas empresas de base tecnológica é um grande desafio para o Brasil. Por meio da informação qualificada, seus integrantes pretendem formar na universidade uma massa crítica de empreendedores, atualizando-os continuamente sobre as melhores soluções na área do empreendedorismo científico e tecnológico.

A primeira rodada do Ciclo de Diálogos Coppe Idea contou com apresentações de apenas cinco minutos, seguidas de perguntas da plateia. Ao abrir o evento, o engenheiro Alfredo Laufer, que apoia o professor Segen Estefen, diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, na coordenação do Idea, ressaltou que o objetivo da iniciativa é construir uma “Coppe empreendedora”.

“Após a formação de uma massa crítica na universidade, vamos trabalhar junto às empresas start-ups, spin-ups, nativas e incubadas, para, juntos, vermos de que forma as tecnologias da Coppe podem ajudá-las. Por fim, numa terceira fase, vamos fazer uma aceleradora de processos, de modo que as empresas possam crescer”, disse Laufer.

As formas de transmissão de conhecimento da universidade foi o tema da apresentação de Natália Pezzi, do Coppe Idea. “Essa transmissão pode acontecer por meio do licenciamento de patentes; spin-ups acadêmicas, que são empresas de base tecnológica que tem sua produção fundamentada na tecnologia que saiu da universidade; start-ups, que normalmente saem das universidades, mas cuja tecnologia não é necessariamente fundamentada pelo que sai da universidade e incubadora de empresas”, disse ela.

Em seguida, o professor Luiz Sauerbroon, da Escola Politécnica, abordou o registro de patentes apresentando um mapa detalhado do processo, passando por etapas como o desenvolvimento de planos de negócios, testes, correções, vendas, controle de royalties, e outras. O tema, que gera muitas dúvidas, foi o que mais captou o interesse do público presente.

Apresentaram-se ainda o professor Marcus Vinicius Fonseca, do Programa de Engenharia de Produção, falando sobre a experiência da incubação, e o pesquisador Ricardo Pereira, do Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore – Laceo/Coppe, que abordou a experiência do laboratório como célula do Idea. Pelo Coppe-Idea apresentaram-se ainda Leonardo Salles, Ana Paula Ferreira e Victoria Santos, doutoranda do Programa de Planejamento Energético.

“Esse evento é muito especial para mim e para a universidade também. Acho que nós temos que aproveitá-lo e tirar dele o máximo possível de conhecimento e motivação para nos tornarmos empreendedores não apenas no mercado, mas na nossa vida também”, disse Victória.

O Idea

Formado por uma equipe multidisciplinar, o Idea surgiu há três anos como um projeto-piloto dentro de um grande laboratório da Coppe. A iniciativa deu tão certo que o professor Segen Estefen resolveu implantá-lo em outros laboratórios. Hoje, o Idea tem parceria com cerca de 30 laboratórios da Coppe, mantendo com eles encontros quinzenais.

O Idea atua em quatro frentes na área de empreendedorismo: o empreendedor, os laboratórios, as empresas e a Fundação Coppetec. O sucesso da experiência permitirá à Coppe repassar o aprendizado obtido na estruturação do Idea a outras instituições, contribuindo para disseminar um modelo bem sucedido e aumentar o número de micro e pequenas empresas com agilidade para levar novas tecnologias para a sociedade.

Conheça o site do Idea.