Aluno da Coppe ganha Prêmio Capes

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Engenharia Química / Notícias

Data: 28/11/2012

O aluno premiado e seu orientador, o professor Paulo Diniz

O aluno de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, Wallace Alves Martins, conquistou o Prêmio Capes de Tese 2012, na área de Engenharias IV. Outros dois alunos da instituição foram contemplados com Menção Honrosa: Felipe dos Santos Loureiro, do Programa de Engenharia Civil, na área de Engenharias I; e Marco Antonio Monteiro de Oliveira, do Programa de Engenharia Química, na área de Engenharias II. A solenidade de entrega do prêmio será realizada, dia 13 de dezembro, às 18 horas, no edifício-sede da Capes, em Brasília.

Wallace Martins foi premiado pela tese de doutorado intitulada Transceptores em Bloco com Redundância Reduzida, defendida em 2011, no do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, sob a orientação do professor Paulo Sérgio Ramirez Diniz. O aluno receberá uma bolsa de pós-doutorado para aprofundar os estudos no tema de sua pesquisa.

A Menção Honrosa foi concedida a Felipe Loureiro pela tese intitulada Generalização do método da aproximação explícita de green para solução de equações parabólicas e hiperbólica. A tese foi defendida no Programa de Engenharia Cilvil da Coppe, em 2011, sob a orientação do professor Webe João Mansur. O aluno Marco Antonio de Oliveira foi agraciado com a menção pela tese Produção de micropartículas e nanopartículas poliméricas para aplicações biomédicas em sistemas heterogêneos de polimerização, sob a orientação do professor José Carlos Pinto, do Programa de Engenharia Química da Coppe.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Tese premiada torna transmissão de dados mais veloz e eficiência

A pesquisa realizada por Wallace resultou em uma tecnologia que possibilita aumentar a velocidade e eficiência na transmissão de dados entre terminais de comunicação como, por exemplo, aparelhos celulares. Para isso, projetou novos sistemas avançados de transceptores responsáveis pela transmissão e recepção de aparelhos móveis e fixos. As técnicas empregadas poderão ser adotadas pelo mercado sem que haja necessidade de encarecer o produto final. “O objetivo do trabalho foi elaborar técnicas que pudessem agilizar o envio de dados, sem gerar custos adicionais”, afirma Wallace.

A tecnologia que possibilita o envio de dados pesados, como fotos e vídeos em menor tempo e com maior qualidade vem sendo desenvolvida por Wallace desde o seu mestrado na Coppe. Em 2009, o trabalho rendeu a Wallace o prêmio Texas Instrument Student Paper Award, concedido a apenas três trabalhos entre os 550 artigos apresentados.

Segundo o professor Paulo Diniz, coordenador do Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) da Coppe e orientador do aluno, o estudo atende a uma crescente demanda do mercado. “A evolução dos modernos sistemas de comunicação depende da implementação de técnicas, como as desenvolvidas por Wallace, que possibilitam melhor utilização do meio físico, transmitindo as informações com taxas cada vez mais altas e em menor tempo”, ressalta.

Trajetória de um guerreiro: do colégio municipal no Complexo do Alemão ao pós-doutorado na Coppe

Nascido em Duque de Caxias, em 1983, Wallace Alves Martins é um exemplo de determinação. Criado na Grota, no Complexo do Alemão, é filho do serralheiro Renê Fernandes Martins e da dona de casa Perpétua do Socorro Alves Martins. Foi alfabetizado por uma professora que morava próximo de sua casa, concluiu o ensino primário na Escola Municipal Mourão Filho e o ensino fundamental na Escola Municipal Ministro Orozimbo Nonato, ambos sediados nas imediações do Complexo. Cursou o ensino médio no Senac e graduou-se em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, em 2007, onde foi agraciado com honras por ter obtido o melhor rendimento entre os 63 alunos de toda a engenharia da UFRJ que colaram grau naquele semestre. Foi o orador da turma na cerimônia de formatura.

No 4º período de Engenharia Eletrônica da UFRJ, conheceu o professor Paulo Diniz, segundo ele uma pessoa fundamental para o seu desenvolvimento na universidade, que mais tarde foi seu orientador no mestrado e doutorado, ambos defendidos no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe. Durante o período do mestrado, conseguiu uma bolsa especial de pesquisador visitante na Universidade de Notre Dame (EUA).

Atualmente Wallace é pesquisador de pós-doutorado na Coppe, professor do Cefet e acaba de ser classificado por concurso público para professor da UFRJ.

• Capes