Coppe na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 15/10/2012

A partir da próxima terça-feira, dia 16 de outubro, a Coppe inaugura a mostra O futuro sustentável, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, cujo tema este ano é Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza. A mostra, que reúne algumas tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da instituição, será exibida no Espaço Coppe Miguel de Simoni, bloco I, Centro de Tecnologia.

É mais uma oportunidade para a sociedade conhecer alguns dos projetos que fizeram da exposição da Coppe no Parque dos Atletas, ocorrida durante a Rio+20, um grande sucesso: a usina de ondas para produção de energia elétrica; os veículos do futuro movidos a energia limpa – o trem de levitação magnética (Maglev-Cobra) e o ônibus a hidrogênio; os estudos com biocombustíveis e o Projeto Iguaçu, que traz soluções inteligentes para combater as enchentes na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Aberta ao público em geral, a mostra já tem agendada a visita de estudantes, de escolas públicas e privadas. Confira abaixo os horários da visita guiada.

Outras novidades oferecidas durante a Semana de C&T

No dia 18 de outubro, às 17 horas, o público também terá oportunidade de ver a exposição científica do Colóquio de Química, cujo tema este ano é Engenharia química sustentável. Os participantes presenciarão experimentos práticos, em escala de laboratório, que se enquadram no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, como tratamento e purificação de água por membranas e produção de hidrogênio a partir de gás natural usando uma unidade de catálise.

Outra novidade programada pela Coppe que começa nesta segunda-feira, dia 15, é o início da fase de testes de nove pequenos veículos elétricos que farão o transporte gratuito de estudantes, professores, funcionários e todos aqueles que circulam pela Cidade Universitária. Os carrinhos fazem parte de um projeto piloto de mobilidade, fruto de uma cooperação entre a Eletrobras Furnas e a Coppe/UFRJ, cujo objetivo é incentivar o uso de transporte sustentável.

Os carrinhos circularão, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os roteiros podem ser consultados em um mapa publicado no Planeta Coppe: Coppe e Furnas testam veículos elétricos na Cidade Universitária.

Horários da visita guiada na exposição do Espaço Coppe Miguel de Simoni:

16 (terça-feira) – das 13 às 17 horas
17 (quarta-feira) – das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas
18 (quinta-feira) – das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas
19 (sexta-feira) – das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas

Mais informações no Espaço Coppe: 2562-8296 (Leandro ou Andreia)