Professor de Engenharia Mecânica recebe prêmio internacional
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Mecânica / Engenharia Nuclear / Notícias
Data: 06/02/2012
Professor visitante do Programa de Pós-gradução em Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, o físico de solos Martinus Theodorus van Genuchten receberá o “2012 Honorary Membership Award”, título de membro honorário da Sociedade Internacional de Meios Porosos – InterPore. A entrega do prêmio acontecerá durante a reunião anual da InterPore (International Society for Porous Media), que este ano será realizada, de 14 a 16 de maio, na Purdue University, em Indiana, Estados Unidos.
A InterPore concede o prêmio a especialistas reconhecidos mundialmente por grandes contribuições na área de pesquisa de meios porosos. A premiação é entregue a apenas um pesquisador a cada ano. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho que tem sido realizado pelo professor van Genuchten há mais de 40 anos.
Rien van Genuchten, como prefere ser chamado, vem desenvolvendo com enorme sucesso pesquisas nas áreas de transporte de água e contaminantes em meios variavelmente saturados e sistemas de água subterrânea; métodos numéricos e analíticos para simulação do movimento de água e solutos na sub-superfície; caracterização e medida de propriedades hidráulicas em meios porosos não saturados, entre outras. Seus trabalhos resultaram em importantes contribuições para essas áreas.
Mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade de Wageningen, na Holanda, van Genuchten é Doutor em Física de Solos pela Universidade do Estado do Novo México, nos Estados Unidos. Considerado uma referência mundial em Física de Solos, van Genuchten é autor de mais de 300 publicações e de alguns dos principais softwares de simulação desenvolvidos para essa área. Em reconhecimento à sua contribuição na área, recebeu outros prêmios de relevância, incluindo o de “doutor honorário” pela Universidade de Hanover, Alemanha, e a medalha John Dalton da União Européia de Geofísica (EGU).
Segundo a InterPore, o atual estado-da-arte em pesquisas de meios porosos é simplesmente impensável sem as contribuições desenvolvidas pelo professor van Genuchten nos últimos 30 anos. Muitos de seus trabalhos têm um impacto imensurável em diversos campos como Física de Solos, Hidrologia, Geologia, Ciências Ambientais e Engenharia Civil. Sua contribuição mais famosa, chamada popularmente de “Modelo van Genuchten”, está ligada ao estudo da retenção de água e às funções de condutividade hidráulica de meios porosos não saturados.
O professor já ocupou cargos na Universidade de Princeton e no Laboratório de Salinidade dos Estados Unidos, entre outras instituições. Veio para o Brasil a convite do professor Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, a quem conheceu em um congresso internacional, em 2004. Há quatro anos realiza atividades de ensino e pesquisa no Programa de Engenharia Mecânica e desenvolveu, entre outras, pesquisas ligadas à contaminação dos solos por rejeitos provenientes da mineração de urânio com amplo uso de simulação computacional. Ampliou suas atividades nos últimos anos, quando passou a colaborar também com os programas de Engenharia Nuclear e de Engenharia Civil.
Mais informações sobre o prêmio