Professora da Engenharia Mecânica da Coppe ingressa na ABC
Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias
Data: 16/11/2011
A professora do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, Juliana Braga Rodrigues Loureiro, acaba de ser eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências da Engenharia, na categoria Membro Afiliado. Essa categoria foi criada, em 2007, para estimular jovens cientistas de excelência de todo o país, os quais são eleitos por um prazo determinado. No Rio de Janeiro, foram eleitos, ao todo, cinco novos membros. Eles farão parte da ABC no período de 2012 a 2016. Três são da UFRJ, sendo que um deles, o professor Alysson Roncally Silva Carvalho, do Instituto de Biofísica, concluiu mestrado e doutorado no Programa de Engenharia Biomédica da Coppe.
Com a eleição da prof. Juliana Loureiro, a Coppe passa a ter dois membros afiliados na Academia Brasileira de Ciências. O primeiro a ser eleito foi a professora Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química, que ingressou em 2008. Já na categoria Membro Titular, a Coppe tem 12 professores.
Graduada em Engenharia Mecânica pela UFRJ, em 2002, Juliana Loureiro concluiu o mestrado (2005) e o doutorado (2008) no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, sob orientação do professor Átila Pantaleão Silva Freire. Desenvolvidas no Laboratório da Mecânica da Turbulência, suas principais pesquisas envolvem as áreas de instrumentação; camada limite e turbulência; e mecânica dos fluidos experimental. Parte desses estudos já rendeu premiações e reconhecimento internacional a Juliana, que ainda atuou, por três anos, como pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), onde ingressara como servidora pública em 2008.
Como parte do mestrado, ela estudou durante um ano na Universidade do Porto, em Portugal, onde foi bolsista do Programa Alban da União Européia, aberto a 18 países da América Latina. Lá, desenvolveu uma pesquisa experimental de escoamentos sobre superfícies rugosas e elevações topográficas. Em função de seu excelente desempenho acadêmico, recebeu em 2006 o prêmio Award in Recognition for Merit as an Outstanding Student of Programme Alban, concedido pelo Ministério de Relações Externas da União Européia.
No Brasil, conquistou em 2005 o Prêmio ABCM-Embraer de Pesquisa em Engenharia Mecânica, na categoria Melhor Dissertação de Mestrado. Já com sua tese de doutorado, intitulada Escoamento turbulento sobre colinas abruptas lisas e rugosas com extensas regiões de separação, ganhou o Prêmio Capes de Tese 2010, na categoria Engenharias III. Juliana diz que, a partir da modelagem teórica desenvolvida e corroborada pelos seus dados experimentais, é possível calcular e prever o escoamento (movimento) turbulento do vento sobre superfícies com variação orográfica. Seus resultados indicam que o arcabouço matemático descrito em seus trabalhos é capaz de prever bem o comportamento de escoamentos atmosféricos, tendo potencial para melhorar a resposta dos modelos meteorológicos.
Neste ano de 2011, Juliana Loureiro se tornou professora da Coppe, onde já co-orientou uma tese de doutorado e cinco dissertações de mestrado, tendo publicado dez artigos em periódicos internacionais e 51 trabalhos em anais de congressos. Também este ano foi agraciada com o Prêmio Antonio Luis Vianna de Apoio a Docente Recém-Doutor que, em sua 11ª edição, é concedido pela Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ em parceria com a Capes.
- ABC